Doses estão liberadas a partir desta sexta-feira

Vacinas contra HPV (Papiloma vírus humano) estão liberadas para a população com idades entre 15 e 26 anos em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas da Saúde da Família) de , a partir desta sexta-feira (18).

A ampliação da faixa etária foi autorizada pelo Ministério da Saúde. “As coberturas vacinais continuam muito abaixo da meta preconizada de 80%, visto que a ção na adolescência tem uma série de dificuldades, como resistência desse grupo etário de buscar uma unidade de saúde, especialmente para vacinar-se e o baixo conhecimento sobre a importância da vacinação. Esse é o principal motivo para a ampliação da faixa etária e mobilizar a sociedade para a necessidade da prevenção”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros.

O esquema vacinal consiste em três doses. A segunda realizada com dois meses após a primeira e a terceira no sexto mês. Desde janeiro deste ano, mais de 11 mil jovens foram imunizados. Vacinas contra HPV serão distribuídas para jovens de até 26 anos em Campo Grande

De acordo com a Prefeitura da Capital, a rotina de aplicação da vacina nos grupos prioritários (meninas 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) é intensificada nas escolas das redes municipal e estadual de Campo Grande.

A vacina, conforme as informações, é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, pênis, orofaringe e ânus. 

Em Campo Grande 11 mil doses estão nas unidades de saúde e 3.780 permanecem na câmara fria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). As doses armazenadas serão distribuídas nos próximos dias. 

As salas de vacinação das unidades de saúde funcionam das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A vacinação continua enquanto durarem os estoques.