UFMS voltará a adotar vestibular tradicional para seleção de novos alunos

Ingresso pelo Enem será mantido 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ingresso pelo Enem será mantido 

O vestibular volta a ser adotado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a partir de janeiro do ano que vem, para o ingresso de novos alunos. A modalidade foi extinta em 2010 e no lugar a instituição adotou o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para a seleção de candidatos, baseado na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Além do tradicional processo, a universidade vai implantar o chamar PAS (Processo Seletivo de Avaliação Seriada), onde o candidato será avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio. De acordo com a instituição, as porcentagens de vagas para cada processo seletivo serão decididas nas próximas semanas.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, o Sisu é um processo seletivo importante, pois democratizou o acesso aos alunos do país todo. “Porém, traz o problema do aluno que vem de outra região e acaba não se adaptando, ou pela falta de apoios da família, ou por questão financeira. Já o vestibular contempla alunos que têm maior certeza do curso escolhido”, destacou.

Ruy explicou ainda, que o vestibular, por contemplar melhor os alunos de Mato Grosso do Sul, vai aumentar as chances de permanência na Instituição e, consequentemente, a redução das evasões. O Pró-Reitor salientou que, apesar da mudança nas formas de ingresso, a UFMS vai continuar utilizando as notas do ENEM, tanto nas redações, como nas demais provas. 

A UFMS possui 113 cursos de graduação, distribuídos em nove câmpus. Ao todo, a UFMS conta com cerca de 20 mil alunos.

 

Conteúdos relacionados