Pular para o conteúdo
Cotidiano

Senha apresentada por bombeiros não existe, afirma diretor da Santa Casa

Militares foram impedidos de entrar em hospital e dois porteiros foram detidos
Arquivo -

Militares foram impedidos de entrar em hospital e dois porteiros foram detidos

Presidente da ABCG (Associação Beneficente de ), Esacheu Nascimento, afirma que a senha apresentada pela equipe do – barrada de entrar com ambulância no Pronto Socorro do hospital, no último sábado (5) – não existe. A divergência resultou na prisão de dois porteiros, detidos pelos militares por obstruir a passagem da ambulância.

O diretor do hospital defende de que os funcionários cumpriam ordens de deixar entrar apenas pacientes encaminhados pela Central de Regulação, no entanto, a senha apresentada pelos militares não foi encontrada.

“Todos os agentes do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e do Corpo de Bombeiros estão devidamente orientados de que uma vez resgato o paciente, precisa entrar imediatamente em contato com a Central de Regulação e então pegar a senha para entrada. Infelizmente o agente chegou com uma senha que não confere. Nosso funcionário foi conferir com a regulação do município e ele [bombeiro] pulou, quebrou o portão de acesso e entrou com o paciente. É uma situação inusitada que está sendo apurada administrativamente e por via do inquérito policial”, declara. 

Até o momento não se sabe o motivo pelo qual a senha não foi encontrada na Central de Regulação. O tenente-coronel e chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros, Marcelo Dias, defende de que o paciente estava regulado e que o bombeiro não poderia mantê-lo na ambulância.

“Nenhum protocolo administrativo deve de sobrepor ao socorro. A ação da corporação está coberta e alinhada. Não tínhamos alternativa. Era uma vítima grave e regulada pela Central. A Santa Casa, pode fazer a defesa de que não encontrou a senha, mas houve regulação. Pode ter havido de ter informado a senha errada, mas com uma vítima grave, não existe justificativa”, ressalta.Senha apresentada por bombeiros não existe, afirma diretor da Santa Casa

O tenente-coronel garante que um procedimento interno será instaurado para apurar os fatos.  “Vamos abrir procedimento como abrimos para tudo que gera dúvida, o bombeiro estando certo ou errado. Se ficar comprovado erro, o militar responde da forma da lei”, observa.

Apesar do procedimento interno que será instaurado, a conduta dos militares foi considerada correta. “Existe verdade absoluta, o bombeiro não pode ficar com vítima grave na ambulância, esse é um problema do Estado. O nosso é manter o corpo operacional para dar atendimento a quem precisa. Agimos em exercício regular do direito. A vida do ser humano colocada em primeiro plano. Para o bombeiro isso é um valor inegociável”, destaca. 

O procedimento interno deve ser concluído em 30 dias. O fato também é investigado por meio de inquérito policial e pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Aposta feita em Campo Grande acerta cinco números da Mega e fatura R$ 34 mil

Últimas Notícias

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo

Esportes

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Foram necessários somente 15 segundos para os cariocas abrirem frente no marcador

Polícia

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Dois dos autores confessaram participação em roubos a veículos