Construída na década de 1930

Nesta quinta-feira (30), o deputado Amarildo Cruz (PT) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que dispõe sobre o processo de tombamento do prédio da Escola Modelo Antônio Corrêa, no município de . “O tombamento é uma das iniciativas possíveis para a preservação dos bens culturais e ambientais, na medida que impede legalmente a sua destruição e descaracterização”, esclareceu o parlamentar.Projeto propõe tombamento do prédio da Escola Modelo em Aquidauana

A Escola Modelo foi construída na década de 1930 e foi uma das primeiras da cidade de Aquidauana, sendo o primeiro grupo escolar público. Em 2008 ela encerrou suas atividades no município. É de propriedade do Estado de Mato Grosso do Sul, que cedeu o prédio para abrigar desde janeiro de 2009, a Casa das Fundações onde estão instaladas as Fundações de Cultura e Esporte.

Para Amarildo Cruz, a proteção do patrimônio ambiental urbano está diretamente ligada à melhoria da qualidade de vida da população. “A preservação da memória, dos referenciais culturais, é uma demanda social tão importante quanto qualquer outra a ser atendida pelo serviço público. Tombar não significa apenas cristalizar ou perpetuar edifícios ou áreas, sem considerar toda e qualquer obra que venha contribuir para a melhoria da vida na cidade”, reforçou o deputado.