Quase 20 pacientes ficaram sem antirretroviral
Os pacientes com HIV que fazem tratamento no Hospital Dia do HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) estão enfrentando dificuldades para ter acesso a dois medicamentos essenciais.
Um dos pacientes denunciou a situação ao Jornal Midiamax preocupado com a possibilidade de o tratamento ficar em risco. “A medicação é de responsabilidade Federal e estamos a um passou de descontrole geral. Isso coloca em risco não só o meu tratamento, mas, de muitos”.
A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) – que administra o HU – confirmou a falta do antirretroviral Lamivudina e o baixo estoque do antirretroviral Zidovudina. Segundo o hospital, o atraso na entrega dura 30 dias, mas o Hospital Dia possuía alguns medicamentos em estoque, conseguindo atender nos últimos 30 dias 56 dos 75 pacientes que precisam dos medicamentos. Ou seja, 19 pacientes ficaram sem o Lamivudina.
Ainda conforme o Hospital Universitário o atraso na entrega ocorreu por responsabilidade do programa nacional de IST AIDS (Infecção Sexualmente Transmissível AIDS), do Ministério da Saúde.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax
O leitor enviou as informações ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.