Cidade foi emancipada em 1948

– a 265 quilômetro de Campo Grande – celebra seus 69 anos de emancipação nesta segunda-feira, dia 2 se outubro, mantendo o título de principal destino do ecoturismo do Brasil. A cidade faz das águas cristalinas sua melhor atração. Piscinas naturais, grutas e um mergulho com os peixes faz do município um convite para quem gosta de natureza. 

 Bonito foi criado em 1915 como Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do Município de Miranda, e em 1948 que o lugar passou a ser município. Estima-se que 20,8 mil pessoas habitem a pequena cidade atualmente.

A cidade está em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há espaços, os quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. 

No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicarbonato de cálcio e magnésio. Apesar disso, as águas continuam incolores.