Categorias e prefeitura decidirão sobre propostas na próxima segunda-feira (3)

Em nova reunião entre prefeitura e sindicatos dos enfermeiros, médicos e odontólogos, a proposta para todos é a de incorporação de adicionais no salário base dos profissionais e ‘reajuste zero’. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (29), no Paço Municipal, e teve representantes das 3 categorias além do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e secretários.

Segundo a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a proposta da prefeitura era de um reajuste linear, mas durante a reunião, surgiu o consenso de incorporar os adicionais no salário base ao invés de conceder um reajuste. “Discutiu-se mais a metodologia da negociação, se faríamos através de incorporações ou se seria através de um reajuste linear para as três categorias mediante economia de plantões”, explicou o secretário da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento), Pedro Pedrossian Neto, que participou da reunião.

Entre as propostas do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) e do Sioms (Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul), existe o pedido de incorporação dos adicionais no salário base dos profissionais. A medida poderia ser estendida para os médicos.Prefeitura negocia incorporação de adicionais ao invés de reajuste a servidores

A ‘solução’ poderia garantir o atendimento a um pedido do Sioms e Siem e poderia ser uma saída para a prefeitura não ter um grande impacto nas finanças e exceder a Lei de Responsabilidade Fiscal.

As categorias devem encaminhar as propostas para serem avaliadas pelo município que decidirá em nova reunião marcada para segunda-feira (3), na prefeitura. A questão será tratada individualmente porque cada profissional tem os seus benefícios e o valor de cada um destes.

Os adicionais são extras como exemplo os plantões que os médicos fazem. Ao incorporar esses adicionais nos salários, não há risco de serem retirados em uma eventual crise financeira.