Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura multa em R$ 50 mil empresa que poluiu rio com esgoto sanitário

Empresa ainda pode recorrer  
Arquivo -

Empresa ainda pode recorrer

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Semea, de , aplicou multa de R$ 50 mil contra a empresa Higietel Ambiental Ltda, por despejar esgoto sanitário na rede de coleta de água pluvial da cidade. A rede afetada desagua no córrego Onça.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o episódio ocorreu no início deste mês e agora a empresa tem 20 dias para apresentar defesa, caso sustente inocência.

A fiscal ambiental da Semea, Cristiane Rocha, afirmou que um funcionário da empresa despejou 18 mil litros de esgoto sanitário, equivalente a dois caminhões de oito mil litros, em duas bocas de lobo situadas no cruzamento da Rua Sebastião dos Santos com a Rua Manoel de Oliveira Gomes, no Oliveira.

O crime informou a assessoria, foi flagrado por um morador que, além de gravar dois vídeos que mostram as duas vezes em que o caminhão foi estacionado no local, levou o problema ao conhecimento da Sanesul e essa, por sua vez, entregou o material em vídeo e a denuncia a Semea.

“A empresa foi autuada levando em consideração dois critérios, o primeiro de por lançamento de esgoto sanitário, haja vista que a rede de captação de água pluvial não é destinada para captar esgoto sanitário. Com isso, a poluição se deve pelo fato de que a rede desemboca em um corpo d’água, nesse caso o Córrego da Onça. O segundo critério é por ter desobedecido à licença ambiental que tem condicionantes que obrigam empresa a realizar o despejo do esgoto em uma estação de tratamento”, disse Cristiane.

Ainda segundo a fiscal contou à assessoria da prefeitura, como se trata de um crime ambiental o ato é levado a conhecimento e avaliação da Promotoria de Meio Ambiente.

“A Semea, assim como outros órgãos ambientais, faz a parte administrativa, agora temos que levar o processo para a esfera civil e penal”, ressaltou.(com informações da assessoria de imprensa de Três Lagoas)

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, a empresa teria realizado o mesmo crime ambiental outras vezes. “Testemunhas relataram que não é a primeira vez que a empresa faz isso, porém ninguém gravou nenhum vídeo, fez foto da ação ou denunciou de imediato, o que não nos permite aplicar nenhuma punição, haja vista que não se tem provas”, explicou.

DENUNCIE

A Semea pede que, se algum cidadão vir qualquer ato estranho em relação à poluição ou depredação ambiental, entre em contato, imediatamente, com a secretaria pelo número (67) 3929-1249 ou (67) 3929-1852. Pede ainda que, se possível, grave vídeo ou tire fotos da ação, para que possa ser usado como provas, caso comprovada ilegalidade do ato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Últimas Notícias

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola