Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura decreta criação de pontos para coleta de entulho na Capital

Decreto também dispõe sobre regulamentação de caçambeiros
Arquivo -

Decreto também dispõe sobre regulamentação de

A Prefeitura Municipal de deve instalar ecopontos para coleta de entulhos em áreas públicas da capital. Essa é uma das determinações de um decreto publicado no Diogrande desta quinta-feira (22). 

O decreto regulamenta seis questões referentes ao processamento e destinação de resíduos da construção civil, incluindo o transporte feito por caçambeiros e a construção de áreas para recepção de grandes volumes de entulhos.

Nos ecopontos, a Prefeitura deve recolher pequenos volumes de entulhos e demais resíduos sólidos produzidos domesticamente. Os volumes podem ainda ser destinados a grupos locais que realizam ações sociais de coleta seletiva para reciclagem.

Os resíduos e entulhos podem também ser reutilizados, armazenados ou encaminhados à aterros adequados ao tipo de resíduo, segundo o decreto.

Sobre a construção de áreas de recepção de grandes volumes de , o decreto dispõe que esses complexos podem ser ATTs (Áreas de Transbordo e Triagem), áreas de reciclagem e aterros de resíduos da construção civil.

Essas áreas, que poderão ser administradas por empresas privadas, deverão atender à legislação ambiental federal e municipal, sendo fiscalizadas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

O decreto dispõe também sobre os Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, que devem ser incluídos em projetos de obras públicas e privadas que gerem grandes volumes de entulhos, sob fiscalização da Semadur.
 
Esses projetos devem contemplar os processos para caracterização, triagem, acondicionamento, transporte e destinação dos entulhos de grandes projetos da construção civil da capital.Prefeitura decreta criação de pontos para coleta de entulho na Capital

Caçambeiros 

Segundo o decreto, o estacionamento de caçambas para remoção e o transporte de entulhos devem ser feitos por empresas devidamente licenciadas para prestação desses serviços.

São permitidos também o transporte de insumos da construção civil, como areia, pedrisco e brita. Os entulhos coletados devem ser depositados nas áreas para recepção de grandes volumes. Em caso de volumes menores que 1 metro cúbico, os caçambeiros poderão fazer o depósito nos ecopontos para pequenos volumes. 

A capacidade máxima das caçambas na Capital será de 4 metros cúbicos, e a mínima de 2 metros cúbicos. O decreto traz uma série de outras exigências específicas das caçambas, como pintura na cor amarela, ausência de publicidade, e a inscrição do número de reclamações da Agetran (118).

Para conferir o decreto completo, você pode acessar o Diogrande, clicando aqui. A publicação começa na primeira página do diário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

2,5 toneladas de maconha e armas são apreendidas em Campo Grande

Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Defensoria realiza encontro com mulheres do Campão Orgânico

Botafogo conquista Brasileirão sub-20 de futebol feminino

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Motociclista sofre graves ferimentos em acidente na Tamandaré

Últimas Notícias

Brasil

Lista de desconto em crédito para a agricultura familiar é ampliada

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Polícia

Ossada humana é encontrada em área rural de Maracaju

A ossada foi recolhida e encaminhada ao médico legista

Brasil

Com mais de 2,4 mil emendas, LDO deve ser votada nesta semana

Proposta ainda deve passar por votação em sessão conjunta do Congresso

Trânsito

Caminhoneiro de MS morre em acidente no Paraná

le trabalhava com o transporte de massa de asfalto na região de Cascavel (PR)