Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura decreta criação de pontos para coleta de entulho na Capital

Decreto também dispõe sobre regulamentação de caçambeiros
Arquivo -

Decreto também dispõe sobre regulamentação de

A Prefeitura Municipal de deve instalar ecopontos para coleta de entulhos em áreas públicas da capital. Essa é uma das determinações de um decreto publicado no Diogrande desta quinta-feira (22). 

O decreto regulamenta seis questões referentes ao processamento e destinação de resíduos da construção civil, incluindo o transporte feito por caçambeiros e a construção de áreas para recepção de grandes volumes de entulhos.

Nos ecopontos, a Prefeitura deve recolher pequenos volumes de entulhos e demais resíduos sólidos produzidos domesticamente. Os volumes podem ainda ser destinados a grupos locais que realizam ações sociais de coleta seletiva para reciclagem.

Os resíduos e entulhos podem também ser reutilizados, armazenados ou encaminhados à aterros adequados ao tipo de resíduo, segundo o decreto.

Sobre a construção de áreas de recepção de grandes volumes de , o decreto dispõe que esses complexos podem ser ATTs (Áreas de Transbordo e Triagem), áreas de reciclagem e aterros de resíduos da construção civil.

Essas áreas, que poderão ser administradas por empresas privadas, deverão atender à legislação ambiental federal e municipal, sendo fiscalizadas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

O decreto dispõe também sobre os Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, que devem ser incluídos em projetos de obras públicas e privadas que gerem grandes volumes de entulhos, sob fiscalização da Semadur.
 
Esses projetos devem contemplar os processos para caracterização, triagem, acondicionamento, transporte e destinação dos entulhos de grandes projetos da construção civil da capital.Prefeitura decreta criação de pontos para coleta de entulho na Capital

Caçambeiros 

Segundo o decreto, o estacionamento de caçambas para remoção e o transporte de entulhos devem ser feitos por empresas devidamente licenciadas para prestação desses serviços.

São permitidos também o transporte de insumos da construção civil, como areia, pedrisco e brita. Os entulhos coletados devem ser depositados nas áreas para recepção de grandes volumes. Em caso de volumes menores que 1 metro cúbico, os caçambeiros poderão fazer o depósito nos ecopontos para pequenos volumes. 

A capacidade máxima das caçambas na Capital será de 4 metros cúbicos, e a mínima de 2 metros cúbicos. O decreto traz uma série de outras exigências específicas das caçambas, como pintura na cor amarela, ausência de publicidade, e a inscrição do número de reclamações da Agetran (118).

Para conferir o decreto completo, você pode acessar o Diogrande, clicando aqui. A publicação começa na primeira página do diário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes decide que Agepen-MS não precisa mais ‘monitorar’ ex-deputado preso por mandar matar Marielle

Lula nomeia advogado de Campo Grande para ocupar vaga de juiz eleitoral do TRE-MS

Gracyanne Barbosa revela adoção de bebê reborn: ‘Meu sonho é ter um filho’

canal viva globoplay novelas

Globo ‘mata’ Canal VIVA e revolta fãs de novelas: ‘ninguém pediu’

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Predador sexual que fez 163 vítimas se passou por menina para ameaçar adolescente de MS

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

câmara projetos salário projetos

ACP publica apoio após Câmara arquivar projeto que previa instalar câmeras de vídeo em salas de aula

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Carro tenta fazer conversão e acaba sendo atingido por ônibus coletivo em Campo Grande

Câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram a colisão

Cotidiano

A menos de um mês do prazo, 55% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração do IR em MS

Até terça-feira (6), 300 mil contribuintes haviam enviado a declaração, mas a estimativa é que 670 mil prestem contas em MS

Política

Após convocação de deputado de MS, Comissão de Agricultura cancela reunião com Marina Silva

Rodolfo Nogueira havia convocado Marina Silva para reunião nesta quarta-feira (7)

Sem Categoria

Grupo que comprava armas no Paraguai e ‘esquentava’ no MS é alvo de operação da PF

Operação Blacklist mira grupo envolvido em tráfico internacional de drogas e armas