Pular para o conteúdo
Cotidiano

Poder judiciário lança campanha Mulher Brasileira com diversas ações

Diferentes eventos serão realizados durante o ano
Arquivo -

Diferentes eventos serão realizados durante o ano

Uma campanha contra a violência doméstica com várias ações será lançada nesta segunda-feira (6) às 19h30 no Cijus (Centro Integrado da Justiça). Nomeada ‘Mulher Brasileira’, a campanha é realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência Doméstica e Familiar e da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Durante o ano diversas ações serão desenvolvidas com objetivo de levar a atenção da sociedade para a necessidade de uma mudança cultural, trazendo à tona os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda, fomentar a cultura da paz, resultando em uma verdadeira transformação da realidade ainda existente no país.

A autora do programa, a juíza Jacqueline Machado, enfatiza a  importância do desenvolvimento de diferentes ações, atingindo várias camadas da sociedade. Jacqueline é titular da primeira Vara de Medidas Protetivas no e responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

“Precisamos combater essa violência de gênero não apenas através da ação repressiva, mas também é precisamente através de projetos e ações que deem visibilidade para este tipo de violência e que consigam auxiliar na mudança da cultura machista, tão presente no mundo”, afirma.

Durante o lançamento da campanha, nesta segunda-feira (6), será realizado o 1º Colóquio sobre Gênero, com palestras que serão realizadas no auditório do Cijus para grupos de 100 pessoas. Três doutores apresentarão a realidade brasileira e fomentarão o debate.

Outras ações

Outra forma de propagar essa tentativa de mudança de mentalidade será a apresentação teatral nas localidades a serem atendidas pela Carreta da Justiça, a qual terá o objetivo de atender mulheres vítimas de violência doméstica destas localidades, com orientações e concessões de medidas protetivas. As encenações teatrais serão também apresentadas na Capital, em locais de grande fluxo de pessoas. E mais importante: o teatro é constituído de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

No dia 28 de abril será a vez da Caminhada da Mulher Brasileira, dentro do programa Justiça pela Paz em Casa. O evento, realizado em parceria com diversas órgãos públicos e entidades, é uma forma de conclamar toda a sociedade no enfrentamento à impunidade e à violência contra a mulher. Na primeira edição cerca de mil pessoas participaram.

O projeto Mãos emPENHAdas Contra a Violência, inédito no país, também integra as propostas do Mulher Brasileira e pretende tornar os profissionais da beleza multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Os estabelecimentos terão um Selo de Parceria para identificar a participação na campanha e a iniciativa terá a parceria de salões de beleza de , sendo capacitadas as profissionais que atuam nestes estabelecimentos para identificar a violência doméstica e orientar as vítimas.

Dentro do programa haverá também um projeto contínuo de oficinas sobre sexualidade para as mulheres em situação de violência, atendidas pela 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. O interesse em trabalhar a temática surge da importância de promover um espaço de escuta, reflexão e empoderamento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a partir do conhecimento do próprio corpo e das diversas expressões de vivências de sua sexualidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista sul-mato-grossense sai ileso após caminhão carregado afundar no Rio Paraná

Dupla é condenada a quase 50 anos de prisão pelo assassinato de Gabriel nas Moreninhas

TJMS abre as inscrições para a 2ª Caminhada Todos por Elas

cpi bets

Na CPI das Bets, Soraya acusa influenciador Rico de promover vício em jogos on-line

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Arcebispo Dom Dimas convida legislativo para Jubileu das Autoridades Civis

Últimas Notícias

Sem Categoria

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Cabe recurso contra a decisão

Polícia

Traficante perde controle de carro e vai parar nas margens da BR-060 com 1,3 tonelada de maconha

O motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista

Cotidiano

Mais de 160 crianças e adolescentes indígenas recebem certidões de nascimento

A falta de registro civil é um obstáculo que ainda afeta muitas comunidades indígenas

Brasil

473,9 mil beneficiários informaram não reconhecer descontos, diz INSS

O número corresponde a 98,6% dos pedidos feitos no sistema hoje