Pular para o conteúdo
Cotidiano

Poder judiciário lança campanha Mulher Brasileira com diversas ações

Diferentes eventos serão realizados durante o ano
Arquivo -

Diferentes eventos serão realizados durante o ano

Uma campanha contra a violência doméstica com várias ações será lançada nesta segunda-feira (6) às 19h30 no Cijus (Centro Integrado da Justiça). Nomeada ‘Mulher Brasileira’, a campanha é realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência Doméstica e Familiar e da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Durante o ano diversas ações serão desenvolvidas com objetivo de levar a atenção da sociedade para a necessidade de uma mudança cultural, trazendo à tona os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda, fomentar a cultura da paz, resultando em uma verdadeira transformação da realidade ainda existente no país.

A autora do programa, a juíza Jacqueline Machado, enfatiza a  importância do desenvolvimento de diferentes ações, atingindo várias camadas da sociedade. Jacqueline é titular da primeira Vara de Medidas Protetivas no Brasil e responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

“Precisamos combater essa violência de gênero não apenas através da ação repressiva, mas também é precisamente através de projetos e ações que deem visibilidade para este tipo de violência e que consigam auxiliar na mudança da cultura machista, tão presente no mundo”, afirma.

Durante o lançamento da campanha, nesta segunda-feira (6), será realizado o 1º Colóquio sobre Gênero, com palestras que serão realizadas no auditório do Cijus para grupos de 100 pessoas. Três doutores apresentarão a realidade brasileira e fomentarão o debate.

Outras ações

Outra forma de propagar essa tentativa de mudança de mentalidade será a apresentação teatral nas localidades a serem atendidas pela Carreta da Justiça, a qual terá o objetivo de atender mulheres vítimas de violência doméstica destas localidades, com orientações e concessões de medidas protetivas. As encenações teatrais serão também apresentadas na Capital, em locais de grande fluxo de pessoas. E mais importante: o teatro é constituído de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

No dia 28 de abril será a vez da Caminhada da Mulher Brasileira, dentro do programa Justiça pela Paz em Casa. O evento, realizado em parceria com diversas órgãos públicos e entidades, é uma forma de conclamar toda a sociedade no enfrentamento à impunidade e à violência contra a mulher. Na primeira edição cerca de mil pessoas participaram.

O projeto Mãos emPENHAdas Contra a Violência, inédito no país, também integra as propostas do Mulher Brasileira e pretende tornar os profissionais da beleza multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Os estabelecimentos terão um Selo de Parceria para identificar a participação na campanha e a iniciativa terá a parceria de salões de beleza de , sendo capacitadas as profissionais que atuam nestes estabelecimentos para identificar a violência doméstica e orientar as vítimas.

Dentro do programa haverá também um projeto contínuo de oficinas sobre sexualidade para as mulheres em situação de violência, atendidas pela 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. O interesse em trabalhar a temática surge da importância de promover um espaço de escuta, reflexão e empoderamento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a partir do conhecimento do próprio corpo e das diversas expressões de vivências de sua sexualidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gui Negão brilha, Corinthians elimina o Athletico-PR e avança às semifinais da Copa do Brasil

Carreta carregada com milho pega fogo após pneu estourar

Jogos da Juventude são abertos oficialmente com acendimento da pira

ANP interdita base ‘fantasma’ de distribuidora de combustíveis em MS

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

Aldeias Kadiwéu no Pantanal recebem oficinas preparatórias para COP30

Últimas Notícias

Brasil

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Ministro ainda votou pela condenação de Mauro Cid

Cotidiano

Onça é vista nas proximidades de escola na zona rural de Corumbá

A escola não possuí grades, cercas ou muros

Brasil

Câmara aprova Fundação Caixa para apoio de políticas públicas

310 votos favoráveis e 116 contrários

Polícia

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação próximo da UCDB

O tempo seco contribui para a rápida propagação das chamas