Pular para o conteúdo
Cotidiano

Poder judiciário lança campanha Mulher Brasileira com diversas ações

Diferentes eventos serão realizados durante o ano
Arquivo -

Diferentes eventos serão realizados durante o ano

Uma campanha contra a violência doméstica com várias ações será lançada nesta segunda-feira (6) às 19h30 no Cijus (Centro Integrado da Justiça). Nomeada ‘Mulher Brasileira’, a campanha é realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência Doméstica e Familiar e da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Durante o ano diversas ações serão desenvolvidas com objetivo de levar a atenção da sociedade para a necessidade de uma mudança cultural, trazendo à tona os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda, fomentar a cultura da paz, resultando em uma verdadeira transformação da realidade ainda existente no país.

A autora do programa, a juíza Jacqueline Machado, enfatiza a  importância do desenvolvimento de diferentes ações, atingindo várias camadas da sociedade. Jacqueline é titular da primeira Vara de Medidas Protetivas no Brasil e responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

“Precisamos combater essa violência de gênero não apenas através da ação repressiva, mas também é precisamente através de projetos e ações que deem visibilidade para este tipo de violência e que consigam auxiliar na mudança da cultura machista, tão presente no mundo”, afirma.

Durante o lançamento da campanha, nesta segunda-feira (6), será realizado o 1º Colóquio sobre Gênero, com palestras que serão realizadas no auditório do Cijus para grupos de 100 pessoas. Três doutores apresentarão a realidade brasileira e fomentarão o debate.

Outras ações

Outra forma de propagar essa tentativa de mudança de mentalidade será a apresentação teatral nas localidades a serem atendidas pela Carreta da Justiça, a qual terá o objetivo de atender mulheres vítimas de violência doméstica destas localidades, com orientações e concessões de medidas protetivas. As encenações teatrais serão também apresentadas na Capital, em locais de grande fluxo de pessoas. E mais importante: o teatro é constituído de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

No dia 28 de abril será a vez da Caminhada da Mulher Brasileira, dentro do programa Justiça pela Paz em Casa. O evento, realizado em parceria com diversas órgãos públicos e entidades, é uma forma de conclamar toda a sociedade no enfrentamento à impunidade e à violência contra a mulher. Na primeira edição cerca de mil pessoas participaram.

O projeto Mãos emPENHAdas Contra a Violência, inédito no país, também integra as propostas do Mulher Brasileira e pretende tornar os profissionais da beleza multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Os estabelecimentos terão um Selo de Parceria para identificar a participação na campanha e a iniciativa terá a parceria de salões de beleza de , sendo capacitadas as profissionais que atuam nestes estabelecimentos para identificar a violência doméstica e orientar as vítimas.

Dentro do programa haverá também um projeto contínuo de oficinas sobre sexualidade para as mulheres em situação de violência, atendidas pela 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. O interesse em trabalhar a temática surge da importância de promover um espaço de escuta, reflexão e empoderamento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a partir do conhecimento do próprio corpo e das diversas expressões de vivências de sua sexualidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Promessa realizada há 73 anos ganha desfecho em Paróquia de Campo Grande

Justiça Eleitoral marca julgamento de vereador acusado de compra de votos em Corumbá

Federação repudia crimes em terreiros e diz que acusados de tortura e abuso sexual não são pais de santo

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Dono de locadora de veículo em Campo Grande foi preso pela PF em ação contra desvios no Dsei de MT

Últimas Notícias

Brasil

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Criminosos abordavam idosos na rua, em casa e na internet por meio de uma instituição de fachada para assinar documentos

Política

Entidades de MS integram carta com 90 assinaturas por sanção integral do Licenciamento Ambiental

Segundo o texto encaminhado ao presidente Lula, o texto proposto corrige distorções e traz eficiência na relação da produção com a sustentabilidade

Brasil

Neta de Lula comete gafe ao falar da independência dos EUA

Bia Lula estava defendendo o Pix e criticando as tarifas de Donald Trump

Política

Antes de embarcar para os EUA, senadora Tereza Cristina discute investimentos com prefeita de Campo Grande

Grupo debateu infraestrutura, parcerias público-privada e os eventos para o aniversário de Campo Grande