Pular para o conteúdo
Cotidiano

Peça ‘Revolução’, contemplada por prêmio, é apresentada na Orla Morena

Apresentação fez parte das três encenações
Arquivo -

Apresentação fez parte das três encenações

Contemplado pelo Prêmio Rubens Correa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Cultura e Cidadania e Governo do Estado, o espetáculo “Revolução”, do Teatral Grupo de Risco, foi encenado na noite desta sexta-feira (11.08) no de Arena da Orla Morena.Peça 'Revolução', contemplada por prêmio, é apresentada na Orla Morena

A apresentação fez parte das três encenações previstas para a estreia: a primeira foi na tarde desta sexta na Escola Municipal Professora Irene Szukala, e a terceira será neste sábado (12.08), às 17h30, na Praça Ary Coelho. Todas as apresentações são gratuitas.

O espetáculo é uma adaptação do texto original “A Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal e compõe o projeto “A Revolução”. A peça foi construída coletivamente por meio de pesquisas sobre o teatro do oprimido, teorizado por Augusto Boal. Montado como espetáculo de rua, “Revolução” desenrola a história de um operário que busca a melhoria de salário e é despedido de seu emprego assim que o consegue. Zequinha Tapioca, também operário, tenta organizar uma revolução e se torna um dos candidatos à presidência da república.

André Tristão, um dos atores da peça, disse que o teatro de Augusto Boal tem tudo a ver com o Teatral Grupo de Risco. “O que ele fala nos textos dele tem tudo a ver conosco. O grupo tem um trabalho muito consistente, um namoro com o teatro do oprimido que o Augusto Boal apresenta. Já tinha há muito tempo vontade de montar e conseguimos depois de um ‘tempão’ tentando”.

Sobre o Prêmio Rubens Corrêa, Tristão diz que é importante para a classe teatral. “É um prêmio exclusivo de montagem, para novos trabalhos. É uma forma de ter produção nova. Acho que tinha que haver mais incentivo para abrir para novas possibilidades. É uma conquista da classe com relação às políticas públicas para a cultura”.

O espetáculo é todo acompanhado pelo intérprete em Libras Giliard Bronner Kelm, com o intuito de ampliar o acesso do público. “A gente previu no projeto a acessibilidade porque a gente precisava pensar a acessibilidade para a apresentação. Para mim, tinha que estar em todos os projetos do Prêmio. Eu penso que tinha que ser um critério para aprovação”, diz André Tristão.

A atriz Fernanda Kuntzler diz que o grupo privilegiou apresentações em escolas e espaços públicos gratuitos pela diversidade do público. “Na escola temos um público adolescente e na praça é mais diverso, tem crianças, idosos. Como eles devolvem é diferente, são experiências distintas. Hoje eu gostei bastante, eles ficaram muito atentos, observaram o todo do espetáculo, estiveram entregues o tempo todo. É uma troca muito interessante para nós, para fortalecer no espetáculo”.

 “Revolução” marca os 29 anos de atuação do Teatral Grupo de Risco (TGR), que aniversaria este mês. Não perca a apresentação deste sábado, às 17h30, na Praça Ary Coelho.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional