Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para fortalecer ensino superior, Conselho de Reitores é empossado em MS

Iniciativa reúne mais de 200 mil pessoas do ensino superior e técnico
Arquivo -

Iniciativa reúne mais de 200 mil pessoas do e técnico

O primeiro Conselho de Reitores reúne universidades públicas e privadas além de um instituto federal com o objetivo fortalecer o ensino superior e ajudar a alavancar o desenvolvimento do Estado por meio da execução de projetos em diversas áreas. A base da iniciativa conta com mais de 200 mil pessoas. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (21), com a presença de inúmeras autoridades, entre elas a do governador do Estado Reinaldo Azambuja e o ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho.

O Crie/MS reúne mais de 200 mil pessoas, entre alunos matriculados em cursos presenciais e a distância, professores, técnicos, funcionários terceirizados e colaboradores das universidades que o integram.

“Se estivéssemos tratando de densidade populacional, se fossemos um município, com esse contingente seríamos o segundo mais populoso de Mato Grosso do Sul, atrás somente da Capital, e possivelmente o segundo maior em arrecadação e orçamento”, destacou o presidente do Conselho, Fábio Edir dos Santos Costa, reitor da UEMS que juntamente com o seu vice, padre Ricardo Carlos, reitor da UCDB, foi empossado na solenidade realizada nesta semana.

As ações do Crie/MS serão feitas em cinco áreas: Ciência, tecnologia e inovação; excelência na Educação; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica.

“O Crie-MS vem para formalizar a parceria entre as universidades públicas e privadas para ações conjuntas e indicações de políticas públicas, tanto na Educação como em inúmeras outras áreas. Nossa primeira ação será auxiliar na Rota de Integração Latino Americana, com estudos para a viabilização da ponte sobre o Rio Paraguai, entre e Carmelo Peralta”, explicou Fabio Edir.

Outro desafio é a redução da evasão universitária que atinge todas as instituições de ensino superior. “Em que pese toda a dificuldade que enfrentamos para reter esses estudantes até a conclusão do curso, temos avançado no número de profissionais formados. Do total de 13 mil formados anualmente em nosso Estado, tendo como referência os anos de 2015 e 2016,mais de 8 mil saíram dos bancos escolares das universidades que compõem o Crie/MS”, assegurou Fábio Edir.Para fortalecer ensino superior, Conselho de Reitores é empossado em MS

A iniciativa é considerada fundamental para o desenvolvimento do Estado, conforme foi comentado pelo presidente da presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Junior Mochi (PMDB). “Estamos sendo pioneiros com essa união entre as universidades, que dará uma contribuição efetiva à Educação e à sociedade”, disse o parlamentar.

Na ocasião, o ministro Mendonça Filho celebrou a integração das universidades e garantiu a continuidade de recursos ao Ensino Superior. “As instituições integradas com ações conjuntas para o desenvolvimento da Educação têm total simpatia do MEC”, destacou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) parabenizou os reitores pela iniciativa do Crie-MS e ressaltou “em função da falta de verbas, entendemos que ações como esta são avanços na busca pela eficiência e otimização de recursos”.

Compõem o Conselho os reitores Marcelo Turine (UFMS), Liane Maria Calarge (UFGD), Fábio Edir dos Santos Costa (UEMS), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Leocádia Aglaê Petry Leme (Anhanguera/Uniderp) e padre Ricardo Carlos (UCDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Hollywood se revolta com suspensão do programa de Jimmy Kimmel: ‘Liberdade de expressão’

Jornalistas campo-grandeses lançam trilogia sobre produção rural e cooperativismo

youre still the one ana castela ze felipe

Uma ofensa à Shania Twain? Ana Castela e Zé Felipe gravam nova versão de You’re Still The One em português

Mãe é presa após criança de 9 anos ser encontrada abandonada em casa insalubre em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Zé Teixeira diz ter ‘99% de chance’ de se filiar ao PL em MS e aguarda janela partidária

Últimas Notícias

Mundo

DownDetector: usuários reportam apagão em serviços do Google Gmail e Cloud nos EUA

Mais de 570 notificações foram registrados na plataforma de monitoramento de serviços digitais

Cotidiano

Oferta de frango e carne suína para os mercados interno e externo deve crescer em 2026

Conab prevê produção das três principais proteínas em 32,3 milhões de toneladas impulsionada por recorde de carne de frango e suína

Cotidiano

VÍDEO: Embriagado, homem agride médicos da UPA Universitário

Homem chegou descalço e desferindo xingamentos contra os profissionais

Cotidiano

Inverno em MS fecha com calor de quase 40°C e umidade do ar em 10%

Historicamente, o inverno sul-mato-grossense é uma estação seca e com ondas de frio mais curtas, com destaque de temperaturas congelantes em municípios da região sul do Estado