Índios bloqueiam 4 pontos da BR-163 contra votação do Marco Temporal

Votação pode alterar demarcação de terras indígenas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Votação pode alterar demarcação de terras indígenas

Índios de Mato Grosso do Sul bloqueiam a BR-163, na manhã desta quarta-feira (16), em manifestação contra a adoção da tese do Marco Temporal na demarcação das terras indígenas em todo o país.

De acordo com a PRF (Policia Rodoviária Federal), na BR-163, em Rio Brilhante – a 158 quilômetros de Campo Grande, ocorreu uma interdição total da pista por índios da etnia guarani-kaiowá. São cerca de 50 pessoas no local.

No momento, há congestionamento de aproximadamente um quilômetro e a pista está sendo liberada a cada 20 minutos, sem previsão de liberação total.

A PRF também informou bloqueio BR- 163, na entrada de Japorã – a 477 quilômetros da Capital. Cerca de 80 índios, informaram à corporação que vão interditar a rodovia até o fim da votação. a previsão é de liberação dos veículos a cada 15 ou 30 minutos. 

Índios bloqueiam 4 pontos da BR-163 contra votação do Marco Temporal

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) vão decidir nesta quarta-feira (16) sobre ações envolvendo o Parque Indígena do Xingu (MT), a Terra Indígena Ventarra (RS) e terras indígenas dos povos Nambikwara e Pareci (RR e MT). Se aprovada a tese do Marco Temporal, só teriam direito à terra os povos que estivessem no local em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal.

A principal crítica a tese do Marco Temporal, é que ela não leva em consideração que a existência dos indígenas data de antes de 1500, além de que muitas comunidades indígenas foram expulsas de seu território durante a ditadura militar, ou seja, antes da Constituição de 88.

Nesta quarta, índios de diversas etnias de todo o país estão em Brasília para acompanhar a votação e manifestar-se contrários ao Marco Temporal. 

Conteúdos relacionados