Estudantes terão apenas 3 dias para se inscrever

Os estudantes interessados em se candidatar ao (Fundo de Financiamento Estudantil) poderão acessar o site a partir do dia 7 de fevereiro para fazer a inscrição. O prazo termina no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o Portal Brasil, o financiamento é operacionalizado pelo (Fundo Nacional de Desenvolvimento da ), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação), e é destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Para se inscrever o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior não gratuita e que esteja cadastrada no programa. O curso deve ter avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

É necessário que o candidato tenha feito o (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2010 e a média geral deve ser de no mínimo 450 pontos, não tenham zerado na redação e a renda familiar mensal bruta per capita seja de até 3 salários mínimos.

Sobre o Fies 

De acordo com o Portal Brasil, os juros do financiamento são de 6,5% ao ano. Enquanto estiver cursando a graduação, os estudantes pagarão a cada três meses até R$ 150 referentes à incidência desses juros. A página do Fies lista as instituições que aderiram ao programa em que é possível saber se há financiamento disponível para o curso desejado.

Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Nesse período, deve continuar pagando, a cada três meses, o valor de até R$ 150, referente aos juros que incidem sobre o financiamento. O pagamento restante do valor do curso é parcelado em até três vezes o período de duração da graduação.