Famílias sem-terra ocupam fazenda em Rio Brilhante e cobram reforma agrária

Segunda ocupação desde sexta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segunda ocupação desde sexta-feira

Mais de 150 trabalhadores rurais sem-terra ocuparam na tarde do sábado (27), a Fazenda Santa Inez em Rio Brilhante –cidade distante 158 quilômetros de Campo Grande. Os sem-terra são ligados a dois movimentos: MAF (Movimento da Agricultura familiar) e FNL (Frente Nacional de luta).

A Fazenda Santa Inez foi ocupada pelo menos três vezes no ano passado. Ela é de propriedade do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula e que foi preso pela PF (Polícia Federal) na Operação Lava Jato. Ele é acusado de ter recebido propina para mediar negócios com a Petrobras.

Em um vídeo divulgado pelo grupo, os trabalhadores rurais sem-terra gritam palavras de ordem, reivindicando reforma agrária. Os sem-terra reclamam da existência de 24 mil cadastros pendentes no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Em 2014 o órgão federal fechou acordo com os sem-terra, mas a reforma agrária nunca foi destravada no Estado.

Famílias sem-terra ocupam fazenda em Rio Brilhante e cobram reforma agrária

sucateamento estrutural, o que dificulta ainda mais o processo de vistorias

A ocupação é a segunda em aproximadamente dois dias. Na última sexta-feira (26), cerca de 350 famílias dos grupos de sem-terra MAF e FNL ocuparam a fazenda Sonho Real localizada a cerca de 24 quilômetros de Terenos – região a 28 quilômetros de Campo Grande.

Conteúdos relacionados

Banco de Leite da Santa Casa (1)
Médicos Sesau