Pular para o conteúdo
Cotidiano

Enfermeiras presenteiam gestantes com ensaio fotográfico em unidade de saúde

Modelos foram gestantes e uma mamãe que acabou de dar à luz
Arquivo -

Modelos foram gestantes e uma mamãe que acabou de dar à luz

Sem muito requinte ou profissionalismo, mas recheado de detalhes e carinho, um ensaio fotográfico mudou a rotina na UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar) do Tarumã, em , no início desta semana. As modelos foram três gestantes e uma mamãe que acabou de dar à luz. E as fotógrafas e produtoras dos cliques foram três enfermeiras que atendem na unidade.

O ensaio fotográfico foi o fechamento do projeto GesTar, que foi implantado na UBSF em abril deste ano, pelas enfermeiras Patrícia de Rezende Seixas, 27 anos, Jéssica Klener Santos, 29 anos, e Lívia dos Reis, 36 anos. A união das três deu vida às rodas de conversas feitas mensalmente na UBSF, com mulheres grávidas ou que estão no período pós-parto.

Em um bate papo amigável com as pacientes, as profissionais abordam temas sobre parto, amamentação, planejamento familiar, entre outros assuntos deste universo tão cheio de anseios, dúvidas e, muitas vezes, medo.

Os últimos oito meses foram intensos para o trio de enfermeiras, que não mediram esforços para dar suporte a cada uma das mulheres que participava das rodas de conversa. A troca de experiências foi como entrar um pouquinho na vida de cada uma. E a partir dos laços criados, Patrícia, Jéssica e Lívia decidiram presentear as pacientes com o ensaio fotográfico, mesmo nenhuma delas sendo profissionais ou terem estrutura física para realizar a sessão de fotos.

Tudo foi à base do improviso e o ensaio foi feito no espaço da UBSF do Tarumã, local onde o projeto GesTar foi sonhado e realizado. Para deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes, a decoração contou com tapetes, flores, caixotes e até um varal de roupinhas de bebês. A maioria dos acessórios usados foram providenciados por Lívia, Jéssica e Patrícia.

“Além de ser uma recordação, o ensaio é um momento que mexe com a autoestima das mulheres”, ressalta Patrícia. As modelos foram para a sessão já arrumadas e maquiadas. “O nosso desejo era ter feito a produção delas também, mas não conseguimos voluntários para nos ajudar nisso”, lamenta a enfermeira.

Apesar das limitações, o ensaio valeu a pena para todas elas. “A gente ficou nervosa, ansiosa, não sabia se ia dar certo… era uma ideia que estávamos colocando em prática, mas valeu a pena, ver o trabalho final, o sorriso delas, tudo foi muito gratificante”, destaca Patrícia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação