Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em dia de ‘Greve Geral’, cidade amanhece sem ônibus e com pontos vazios

Não há previsão de quando os ônibus voltam a rodar. 
Arquivo -

Não há previsão de quando os ônibus voltam a rodar. 

amanheceu vazia nesta sexta-feira (28), por causa da ‘Greve Geral’ contra as reformas propostas pelo governo do presidente Michel Temer. Pontos de ônibus e terminais estão vazios, e não há previsão de quando os ônibus voltam a rodar. 

A área central da cidade está sem movimentação. Já sabendo da a população não procurou pelo transporte coletivo, que está paralisado. Apenas uma pessoa procurou pelo transporte no terminal do Hércules Maymone, no final da Avenida Zahran.

Os mototaxista que ficam em frente à Praça Ary Coelho afirmaram ser a favor da mobilização, sem que ela seja partidária, “Se for para melhorias, nós apoiamos”, dizem.  A empresa de transporte Canarinho também aderiu à paralisação.

Os ônibus do transporte coletivo estão parados nas garagens, sem previsão de saída, e o presidente do STTCU (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano), Demétrio Ferreira de Freita, pede “compreensão”. “A população tem que entender que não é uma coisa isolada, os motoristas de ônibus estão em um movimento nacional e pedimos a compreensão, pois temos que dar a nossa parte”. 

A greve

A manifestação vai ocorrer após dois dias de o texto da Reforma Trabalhista ser aprovado na Câmara Federal. A base governista alega ‘modernização’ das leis trabalhistas. Já os críticos, apontam alterações com objetivo de fragilizar as relações trabalhistas, deixando os empregados com menos direitos e sem salvaguardas, já que os sindicatos podem perder força.

Entre as categorias que já aderiram à “greve geral” estão os trabalhadores dos Correios, do transporte público, policiais civis, agentes penitenciários, agente patrimoniais, servidores do hospital regional do Mato Grosso do Sul, Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor, judiciário, bancários. Os alunos de escolas públicas também estão se organizando para a participação.

Votação

Cinco dos oito deputados federais por Mato Grosso do Sul votaram a favor da Reforma Trabalhista proposta pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) na noite desta quarta-feira (26). Carlos Marun (PMDB), Elizeu Dionizio (PSDB), Geraldo Resende (PMDB), Henrique Mandetta (DEM) e Tereza Cristina (PSB) foram favoráveis.

Apenas o ex-governador e atual deputado Zeca (PT), Vander Loubet (PT) e Dagoberto (PDT) foram contrários. A discussão pelo adiamento em duas sessões da votação do texto-base da reforma durou quase 14 horas. Em seguida, os deputados votaram nominalmente, uma briga da oposição do governo que exigia que os parlamentares “dessem a cara a tapa” ao aprovar o projeto.

O texto foi aprovado por 296 votos a favor e 177 contrários e segue agora para o Senado. Entre outros, a reforma define pontos que podem ser fruto de acordo entre empresários e representantes dos trabalhadores, passando a ter força de lei.

Colaborou: Anny Malagolini

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem fica ferido após moto parar debaixo de carreta em Sidrolândia

Sem trégua: baixa umidade do ar predomina e mantém alerta de riscos em MS

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Prefeitura veta projeto de ar condicionado nos ônibus de Campo Grande

Rapaz é encontrado morto na BR-163 e suspeita é de atropelamento em MS

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

Delegação de vereadores da fronteira com MS discutem Aeroporto Binacional de Ponta Porã

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende mais de três mil maços de cigarros contrabandeados na BR-419

Três pessoas foram presas

Política

Respiro de legalidade, avalia Coronel David sobre voto de Fux

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PL) avaliou como ‘respiro de legalidade e equilíbrio’, o voto contrário do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ao do colega Alexandre de Moraes, sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Fux foi o último dos ministros do Supremo a se … Continued

Esportes

Cerveja, cigarro e tadalafila: Corinthians teria bancado mais de R$ 86 mil em gastos pessoais de Duílio

Planilha mostra cupons e notas fiscais com compras e produtos sem relação com o clube; ex-presidente nega

Famosos

Marília Mendonça vai ganhar série na Prime Video; cantora faria 30 anos nesta terça

Série terá acesso exclusivo a arquivos pessoais de Marília e exibirá depoimentos de amigos e familiares