Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 12 dias, chuva já supera em mais de 40 milímetros a média mensal de fevereiro

No domingo choveu 65.4 milímetros em 2 horas em Dourados
Arquivo -

No domingo choveu 65.4 milímetros em 2 horas em Dourados

Até domingo (12) a chuva registrada em Dourados, distante 228 quilômetros de , já superava em 44,8 milímetros a média para o mês de fevereiro no município. O índice pluviométrico apurado pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste chegou a 187.8 milímetros em apenas 12 dias de um mês que costuma atingir, habitualmente, 143.0 milímetros.

De acordo com o Boletim Guia Clima da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, somente ontem choveu 65.4 milímetros durante 2 horas e 09 minutos na segunda maior cidade do Estado. Nesta segunda-feira (13), foram 6.6 milímetros em 44 minutos.

O cenário atual contrasta com o que ocorreu no primeiro mês deste ano. Em boletim agrometeorológico escrito pelo agrometeorologista Carlo Ricardo Fietz, a Embrapa Agropecuária Oeste informa que durante janeiro choveu 114 milímetros em Dourados, índice 45 milímetros inferior à média histórica deste mês, que é de 159 milímetros. “No entanto, houve 13 dias chuvosos e a maior precipitação foi 31 mm, em 2 de janeiro”, informou o pesquisador.

Ainda segundo o Boletim agrometeorológico, a temperatura média em janeiro foi de 26,0°C em Dourados, “meio grau superior à média histórica deste mês, 25,5°C”. “A média das máximas (33,0°C) foi quase um grau e meio superior à normal (31,7°C), enquanto a das mínimas foi igual à média histórica (21,0°). A temperatura mínima do mês em Dourados foi 16,0°C, em 27 de janeiro. Em 29 dias a temperatura superou 30°C e a máxima do mês foi 35,5°C, em 11 de janeiro”, esclareceu o agrometeorologista.

REGIÃO

Na região sul do Estado, a temperatura mínima registrada foi 14,3°C, em Amambai, em 28 de janeiro, enquanto a máxima ocorreu em Jardim, 36,9°C, em 10 de janeiro, conforme o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

“Com base nos registros das estações meteorológicas da Embrapa, em Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema, e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pode-se observar que, de maneira geral, houve grande variação no total de chuvas em janeiro na região sul de Mato Grosso do Sul: Sidrolândia (285 mm), Juti (225mm), Campo Grande (220 mm), (214 mm), Rio Brilhante (205 mm), Maracaju (166 mm), Itaquirai (159 mm), Ponta Porã (157 mm), Sete Quedas (137 mm), Amambai (98 mm), Jardim (71 mm) e Ivinhema (23 mm). Portanto, Sidrolândia foi o município com maior índice pluviométrico, enquanto em Ivinhema ocorreu o menor. Ressalta-se que em Ivinhema, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi registrada precipitação de 163 mm em janeiro, demonstrando a grande variabilidade das chuvas na região”, detalhou Fietz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

14 de julho

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Últimas Notícias

Brasil

Motta anuncia votação de urgência para projeto de anistia a golpistas

Há dois anos e meio, golpistas depredaram as sedes dos Três Poderes

Polícia

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

O idoso foi conduzido à Depac

Brasil

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do mês passado

Polícia

329 Kg de cocaína em carga de milho que seria levada a Santos é apreendida em MS

Confessou ter recebido a droga no interior do Mato Grosso