Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 12 dias, chuva já supera em mais de 40 milímetros a média mensal de fevereiro

No domingo choveu 65.4 milímetros em 2 horas em Dourados
Arquivo -

No domingo choveu 65.4 milímetros em 2 horas em Dourados

Até domingo (12) a chuva registrada em Dourados, distante 228 quilômetros de Campo Grande, já superava em 44,8 milímetros a média para o mês de fevereiro no município. O índice pluviométrico apurado pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste chegou a 187.8 milímetros em apenas 12 dias de um mês que costuma atingir, habitualmente, 143.0 milímetros.

De acordo com o Boletim Guia Clima da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, somente ontem choveu 65.4 milímetros durante 2 horas e 09 minutos na segunda maior cidade do Estado. Nesta segunda-feira (13), foram 6.6 milímetros em 44 minutos.

O cenário atual contrasta com o que ocorreu no primeiro mês deste ano. Em boletim agrometeorológico escrito pelo agrometeorologista Carlo Ricardo Fietz, a Embrapa Agropecuária Oeste informa que durante janeiro choveu 114 milímetros em Dourados, índice 45 milímetros inferior à média histórica deste mês, que é de 159 milímetros. “No entanto, houve 13 dias chuvosos e a maior precipitação foi 31 mm, em 2 de janeiro”, informou o pesquisador.

Ainda segundo o Boletim agrometeorológico, a temperatura média em janeiro foi de 26,0°C em Dourados, “meio grau superior à média histórica deste mês, 25,5°C”. “A média das máximas (33,0°C) foi quase um grau e meio superior à normal (31,7°C), enquanto a das mínimas foi igual à média histórica (21,0°). A temperatura mínima do mês em Dourados foi 16,0°C, em 27 de janeiro. Em 29 dias a temperatura superou 30°C e a máxima do mês foi 35,5°C, em 11 de janeiro”, esclareceu o agrometeorologista.

REGIÃO

Na região sul do Estado, a temperatura mínima registrada foi 14,3°C, em Amambai, em 28 de janeiro, enquanto a máxima ocorreu em Jardim, 36,9°C, em 10 de janeiro, conforme o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

“Com base nos registros das estações meteorológicas da Embrapa, em Dourados, e Ivinhema, e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pode-se observar que, de maneira geral, houve grande variação no total de chuvas em janeiro na região sul de Mato Grosso do Sul: Sidrolândia (285 mm), (225mm), Campo Grande (220 mm), Bela Vista (214 mm), Rio Brilhante (205 mm), Maracaju (166 mm), Itaquirai (159 mm), Ponta Porã (157 mm), Sete Quedas (137 mm), Amambai (98 mm), Jardim (71 mm) e Ivinhema (23 mm). Portanto, Sidrolândia foi o município com maior índice pluviométrico, enquanto em Ivinhema ocorreu o menor. Ressalta-se que em Ivinhema, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi registrada precipitação de 163 mm em janeiro, demonstrando a grande variabilidade das chuvas na região”, detalhou Fietz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola