Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira as regras para quem vai viajar com seu pet nos ônibus intermunicipais

Regra já está valendo para animais de até 10 quilos
Arquivo -

Regra já está valendo para animais de até 10 quilos

Os donos de cães e gatos que irão viajar e pretendem utilizar os ônibus intermunicipais, podem levar seus animais no transporte, mas a observação de algumas regras é necessária para fazer o embarque. Uma lei criada no Estado neste ano permite que pequenos animais domésticos sejam transportados dentro dos ônibus.

De acordo com a Lei Estadual n° 5.055, de 06 setembro de 2017, cães e gatos pesando até 10 quilos podem ser levados na cabine de passageiros. Essa medida já está valendo, mas é importante o dono do animal observar as condições obrigatórias para usufruir do serviço.

A (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), responsável pela regulação e fiscalização dos ônibus rodoviários no Estado está desenvolvendo um normativo que irá detalhar alguns procedimentos para que o transporte seja feito.

De acordo com a agência, o transporte dos animais deve ser feito em uma caixa apropriada, que não cause desconforto aos demais passageiros. Outro detalhe informado é que a caixa transportadora deve ser levada em uma poltrona exclusiva, paga pelo proprietário do animal, conforme a tarifa normal da linha.

Os documento necessário para o embarque são: atestado de saúde, emitido por médico veterinário no período de 15 dias antes da viagem; carteira de vacinação atualizada, onde constem as vacinas antirrábica e polivalente; e plaqueta de identificação com o nome e o telefone do proprietário. O animal precisa estar devidamente higienizado.

O limite máximo por veículo é de dois animais transportados simultaneamente na cabine.

Animais maiores

Os animais que ultrapassam o peso de dez quilos não podem ser levados na cabine de passageiros. Por isso, a regra para esse transporte tem prazo maior para entrar em vigor, porque depende da adequação no compartimento de bagagens dos ônibus. Conforme a lei, as empresas têm prazo até 11/09/2018 para promover a adaptação que comporte a oferta do serviço.

As exigências de atestado de saúde e carteira de vacinação e de plaqueta de identificação são as mesmas dos animais de pequeno porte.

Mais

De acordo com a Agepan, a empresa transportadora poderá recusar o embarque de animal que estiver visivelmente debilitado, ferido, doente ou em adiantado estado de gestação.Confira as regras para quem vai viajar com seu pet nos ônibus intermunicipais

A empresa também poderá restringir o transporte na cabine de passageiros aos horários de menor movimento, nos casos de picos na demanda.

Cão-guia

O embarque de cão-guia acompanhando passageiro deficiente visual é garantido, independentemente do peso do animal e isento do pagamento de tarifa, sem restrições quanto ao número de animais existentes a bordo. Esse é um direito já assegurado pela Lei Federal nº 11.126/2005.

Para o esclarecimento de dúvidas ou registro de reclamações, os passageiros podem falar com a Ouvidoria da Agepan, pelo telefone 0800 600 0506, o e-mail [email protected], ou por formulário no site www.agepan.ms.gov.br. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi interrupção

Com interrupção, oitiva do diretor-presidente da Agetran começa tumultuada na CPI do Consórcio

eldorado

Disputa de R$ 15 bilhões em MS chega ao fim após acordo entre J&F e Paper Excellence

Corumbá inicia castração gratuita de cães e gatos

eleição candidata candidato interior cobra tre-ms administrativos Justiça Eleitoral de MS inicia feriadão nesta quinta-feira (Jornal Midiamax, Arquivo)

Após eleição suplementar, TRE-MS julga contas do PT de Paranhos como não prestadas

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Anta sobrevivente de incêndio no Pantanal tem foto premiada em concurso internacional

Últimas Notícias

Transparência

Contra pedido de liberdade, MP diz que Frescura insistiu em corrupção mesmo investigado

Ueverton da Silva Macedo é apontado como um dos principais operadores de corrupção chefiado por Claudinho Serra (PSDB) em Sidrolândia

Polícia

Polícia encontra cova e continua buscas por corpo em mata no Parque dos Laranjais

Segunda denúncia recebida pela polícia diz que corpo foi jogado na Cachoeira do 'Inferninho'

MidiaMAIS

Diagnosticado com TEA, professor formado na UFMS lança livro de crônicas sobre autismo

Lançamento acontece na próxima segunda-feira (19), na Casa de Cultura, em Campo Grande

Cotidiano

MS recebe Caravana das Juventudes para capacitar jovens e aprovar plano nacional

Evento celebra 20 anos de políticas públicas aos jovens