Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira as regras para quem vai viajar com seu pet nos ônibus intermunicipais

Regra já está valendo para animais de até 10 quilos
Arquivo -

Regra já está valendo para animais de até 10 quilos

Os donos de cães e gatos que irão viajar e pretendem utilizar os ônibus intermunicipais, podem levar seus animais no transporte, mas a observação de algumas regras é necessária para fazer o embarque. Uma lei criada no Estado neste ano permite que pequenos animais domésticos sejam transportados dentro dos ônibus.

De acordo com a Lei Estadual n° 5.055, de 06 setembro de 2017, cães e gatos pesando até 10 quilos podem ser levados na cabine de passageiros. Essa medida já está valendo, mas é importante o dono do animal observar as condições obrigatórias para usufruir do serviço.

A (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), responsável pela regulação e fiscalização dos ônibus rodoviários no Estado está desenvolvendo um normativo que irá detalhar alguns procedimentos para que o transporte seja feito.

De acordo com a agência, o transporte dos animais deve ser feito em uma caixa apropriada, que não cause desconforto aos demais passageiros. Outro detalhe informado é que a caixa transportadora deve ser levada em uma poltrona exclusiva, paga pelo proprietário do animal, conforme a tarifa normal da linha.

Os documento necessário para o embarque são: atestado de saúde, emitido por médico veterinário no período de 15 dias antes da viagem; carteira de vacinação atualizada, onde constem as vacinas antirrábica e polivalente; e plaqueta de identificação com o nome e o telefone do proprietário. O animal precisa estar devidamente higienizado.

O limite máximo por veículo é de dois animais transportados simultaneamente na cabine.

Animais maiores

Os animais que ultrapassam o peso de dez quilos não podem ser levados na cabine de passageiros. Por isso, a regra para esse transporte tem prazo maior para entrar em vigor, porque depende da adequação no compartimento de bagagens dos ônibus. Conforme a lei, as empresas têm prazo até 11/09/2018 para promover a adaptação que comporte a oferta do serviço.

As exigências de atestado de saúde e carteira de vacinação e de plaqueta de identificação são as mesmas dos animais de pequeno porte.

Mais

De acordo com a Agepan, a empresa transportadora poderá recusar o embarque de animal que estiver visivelmente debilitado, ferido, doente ou em adiantado estado de gestação.Confira as regras para quem vai viajar com seu pet nos ônibus intermunicipais

A empresa também poderá restringir o transporte na cabine de passageiros aos horários de menor movimento, nos casos de picos na demanda.

Cão-guia

O embarque de cão-guia acompanhando passageiro deficiente visual é garantido, independentemente do peso do animal e isento do pagamento de tarifa, sem restrições quanto ao número de animais existentes a bordo. Esse é um direito já assegurado pela Lei Federal nº 11.126/2005.

Para o esclarecimento de dúvidas ou registro de reclamações, os passageiros podem falar com a Ouvidoria da Agepan, pelo telefone 0800 600 0506, o e-mail [email protected], ou por formulário no site www.agepan.ms.gov.br. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com grupo reduzido, aposentados do Estado voltam a protestar contra desconto de 14%

Sucessione: Justiça manda major da PM e mais 4 de volta à prisão em Campo Grande

‘Escobar brasileiro’: ex-major da PMMS acusado de tráfico internacional é julgado na Bélgica

Morre Robert Redford, ícone de Hollywood e vencedor do Oscar, aos 89 anos

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Câmara de Terenos revoga Lei e barra empréstimo de R$ 20 milhões solicitado por prefeito preso

Bombeira Laika encontra homem que estava desaparecido na MS-040 em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Idoso morre 9 dias após ser atropelado por motociclista em Campo Grande

Vítima estava internada na Santa Casa desde o último dia 6 de setembro

Política

PSOL terá que devolver R$ 301 mil do fundo partidário por repasse irregular a MS

Decisão do TSE considera contas não prestadas pelo Psol em 2016 para anular recebimento em 2020

Cotidiano

Com 22 diagnósticos de câncer do colo do útero, Dourados amplia vacinação contra HPV

Imunizante foi estendido para jovens de 9 a 14 anos, conforme decisão do Ministério da Saúde

Brasil

Tarcísio promete ‘rigor da lei’ para executores de Ruy Ferraz Fontes

Governador destacou que os trabalhos continuam para identificar e prender os criminosos responsáveis