Decisão da Fetracom assegura direito de folga a trabalhador
Na próxima quinta-feira (2), dia de Finados, as lojas comércio de Campo Grande e de cidades do interior de Mato Grosso do Sul podem ter as portas fechadas. O motivo é uma decisão da Fetracom (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de MS), que protege os funcionários da obrigação de trabalharem no feriado.
Com essa decisão, o comércio da Capital e interior, inclusive os shoppings centers não poderão colocar funcionários para trabalhar já neste feriado de Finados
A decisão em não negociar o dia trabalhado se estende também a outros feriados e ao horário especial de funcionamento do comércio para o período de Natal. A regra vale, inclusive, para funcionários de restaurantes e lojas de shoppings.
Contudo, segundo o presidente da Fetracom, Pedro Lima, a decisão apenas assegura ao trabalhador o direito da folga no feriado, porém, caso ele aceite trabalhar, por livre vontade, o empregador terá que fechar a Convenção Coletiva de Trabalho com a federação.
Em nota, a Fetracom ainda ressalta que “a decisão da categoria foi tomada em represália ao descaso dos comerciantes, que por intermédio de suas entidades (patronais) não demonstraram, até agora, nenhum interesse em sentar e discutir as propostas encaminhadas há dois meses pelos sindicatos laborar e a federação”.
“Mandamos as nossas propostas, como fazemos todos os anos, há quase dois meses e até agora a classe patronal não se manifestou em nenhum município. Isso é um desrespeito, uma afronta ao trabalhador e à sua família que esperam ansiosos entrarem no mês de novembro sabendo das regras que passam a vigorar a partir do estabelecido na CCT-2017/2018 e que estabelece, entre outras coisas, o percentual de reajuste de seus salários”, afirmou Pedro Lima.