Censo Agropecuário começa neste domingo e visitará 5 milhões de estabelecimentos
Em Mato Grosso do Sul 660 profissionais vão levantar os dados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em Mato Grosso do Sul 660 profissionais vão levantar os dados
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para identificar e conhecer as características e a produção dos estabelecimentos agropecuários do Brasil. A pesquisa para o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 começa neste domingo (1º de outubro) e visitará mais de cinco milhões de estabelecimentos até fevereiro de 2018, de acordo com informações da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
De acordo com a secretaria, serão cerca de 19 mil recenseadores percorrendo todo o território brasileiro para coleta de dados nos 5.570 municípios. Em Mato Grosso do Sul 660 profissionais, sendo 110 concursados e 550 temporários, vão levantar os dados no Estado sobre o que é movimentado no Estado em relação ao agronegócio. A pesquisa trará informações sobre a produção, equipamentos usados, localização, entre outros pontos.
A coleta de dados será realizada nos estabelecimentos agropecuários no território nacional, o que abrange unidades de produção ou exploração dedicada, total ou parcialmente, atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, independentemente do tamanho e forma jurídica.
O IBGE incentiva que os agricultores recebam as equipes do Censo. “Eles precisam se fazer visíveis. A gente sabe que os agricultores familiares são responsáveis por uma parcela muito significativa da produção de alimentos e o Censo é uma forma de afirmar isso”, diz o coordenador técnico do Censo Agro no Distrito Federal, João Carlos de Lima.
A secretaria informou ainda que os recenseadores estarão devidamente uniformizados, portando crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
Mato Grosso do Sul
O IBGE divulgou nesta semana a pesquisa de Produção Pecuária Municipal de 2016. A publicação reúne os dados de todos os municípios do Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, o efetivo de bovinos chegou a 21,8 milhões de cabeças, um crescimento de 2,07% em relação a 2015. Com essa produção, o Estado se mantém na quarta colocação nacional entre os maiores rebanhos.
De acordo com a pesquisa, o município de Corumbá, detém o maior rebanho bovino do Estado e 2° maior do País, com 1,8 milhão de cabeças. Em seguida, Ribas do Rio Pardo, com o 3° maior rebanho bovino do País.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Procurando o jantar? Cobra surge ‘contemplando a natureza’ no Parque das Nações Indígenas
Cobra parecia procurar algo na natureza quando foi flagrada
Fies vai ofertar mais de 110 mil vagas para estudantes em 2025
Fies Social reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único
Saque-aniversário do FGTS 2025 já está disponível; confira calendário
Confira quando solicitar benefício
Três prefeitos eleitos no Brasil morrem antes da posse
Dois políticos eram do Rio Grande do Sul e um do estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.