Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campanha incentiva doação de sangue entre servidores da ALMS

'Doar Sangue é um Gesto de Humanidade'
Arquivo -

‘Doar Sangue é um Gesto de Humanidade’

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) e a Rede Hemosul-MS realizam mais uma edição da campanha “Doar Sangue é um Gesto de Humanidade”, que tem como objetivo incentivar a doação entre os servidores da Casa de Leis. Segundo a coordenadora da ação, Ignez Stephanini, será mais uma oportunidade dos colaboradores do Legislativo contribuírem com quem tanto precisa. “Sabemos como é importante esse gesto de solidariedade para tantas pessoas e, muitas vezes, basta um estímulo para que a gente contribua”, afirmou. Campanha incentiva doação de sangue entre servidores da ALMS

Ela explicou que, a partir desta terça-feira (6/6), será realizada a divulgação da campanha nas dependências da Casa de Leis. Serão distribuídos folhetos com orientações sobre e ficha cadastral. “Os servidores interessados em participar poderão preencher os dados pessoais e depositar a ficha em uma caixa de coleta que colocaremos no saguão da Casa, entre os dias 12 e 19 de junho”, informou Ignez. O Hemosul disponibilizará uma van para o transporte dos servidores, no dia 22 de junho, com saída da ALMS às 8h30 e às 14h30, para doação na unidade da Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304.  

Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos e mais que 50 quilos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses. Tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses após os 60 anos.

Não podem doar sangue portadores de doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia, o doador deve esperar sete dias após sarar. É recomendável também doar sangue antes de tomar alguma vacina. E o doador precisa estar bem alimentado. 

A coleta tem duração média de dez minutos, totalizando 450 ml de sangue, que são separados em hemocomponentes: as hemácias ou glóbulos vermelhos são utilizadas em cirurgias com grande perda de sangue, como as cardíacas e oncológicas, bem como anemias severas; o plasma serve para tratar hemorragias e uma parte é encaminhada para indústrias que produzem fatores de coagulação, utilizados para tratar hemofílicos; e as plaquetas são usadas para evitar ou tratar sangramentos e hemorragias. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eventos desportivos no Mato Grosso do Sul: futebol, torneios de luta e estrelas locais

Temporal com fortes ventos derruba árvores em Bonito

Quatro são presos em flagrante e caminhão roubado no Paraná é recuperado

PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Brindes corporativos estratégicos para empresas de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carreta e carro deixa motorista com graves ferimentos

Após o atendimento emergencial, ela foi removida ao Pronto Socorro

Esportes

Seleção de Vôlei bate República Checa e garante vaga nas oitavas do Mundial

O bloqueio brasileiro não conseguiu parar o ataque checo

Cotidiano

Corpo de jovem campo-grandense que se afogou no Rio Aquidauana é localizado

Era casado e pai de 2 filhas e sua esposa está grávida de mais um bebê

Polícia

VÍDEO: em segundos dupla furta moto estacionada no Chácara Cachoeira

No Bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande, nesta segunda