Medida será tomada por concurso da Câmara Municipal 

As provas do concurso público da Câmara Municipal de serão realizadas neste domingo (17) e cerca de 1,5 mil pessoas estão envolvidas com a fiscalização, segurança e coordenação das provas. São mais de 18 mil candidatos para 70 vagas oferecidas pelo Legislativo.

A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ao Ensino e à Cultura) aplicará as provas, com presença de membros das polícias militar, civil e do Ministério Público. “A Fapec tem a tradição de 35 anos de trabalho nessa área e tem evoluído muito a cada dia para garantir segurança aos candidatos a concursos públicos de que não haverá fraude no processo de seleção”, afirma Hebert Assunção, secretário executivo da fundação em Mato Grosso do Sul.

Entre os equipamentos eletrônicos de segurança, que serão usados no dia da prova, estão detectores de metais e detectores de pontos. Além disso, um acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai reduzir a emissão de sinais em torno das quatro universidades (UFMS, UCDB, UEMS e UNIDERP) em que serão realizadas as provas em Campo Grande.

O concurso público da Câmara Municipal de Campo Grande terá duas provas: a escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, seguida da prova de títulos de caráter classificatório para os candidatos aprovados na Prova Escrita, para todos os cargos de nível superior, na proporção de 10 vezes o número de vagas.

A prova escrita terá quatro modalidades de conteúdos (Língua Portuguesa, Conhecimento Específicos, Conhecimento Básico de Informática e Noções de Administração Pública), totalizando 40 questões valendo 5 pontos cada uma. Os candidatos terão quatro horas para responder as questões. Quem acertar menos da metade das questões ou tirar zero em uma das provas está reprovado. Anatel vai reduzir sinal de celular em universidades para concurso da Câmara

Candidatos a cargos de nível superior farão a prova pela manhã, a partir das 8h: Analista de Controle Interno, Analista de Sistema, Contador, Jornalista, Publicitário, Redator, Técnico Administrativo, Técnico Legislativo e Tradutor de Libras.

Quem concorre ao nível médio fara a prova à tarde, a partir das 14h: Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho e Assistente Administrativo. A recomendação é de que os candidatos cheguem meia hora antes desses horários.

Eles devem chegar ao local das provas munidos do original de um dos seguintes documentos de identidade: Registro Geral de Identidade, ou Carteira de Identidade Militar, ou Carteira Nacional de Habilitação (com foto), ou Carteira de Identidade Profissional emitida pelo órgão competente, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social; e caneta esferográfica azul ou preta, com o corpo em plástico transparente.