Alunos dos 7º e 8º anos

Criar o hábito de leitura entre os alunos é um desafio constante para o professor, que busca na criatividade, o incentivo para que esta prática ocorra com frequência, até mesmo fora do ambiente escolar. Pensando nesta dinâmica, a professora Maliluzte Neves, que atua na escola “Kamé Adania”, criou o “Projeto de Leitura”, que envolveu alunos dos 7º e 8º anos de sua unidade.Alunos da Reme criam livro com redações elaboradas durante o ano

A escola, que fica localizada no bairro Nascente do Segredo, focou na criação de um livro com o conteúdo de aprendizado desenvolvido durante o ano de 2017 em sala de aula e também em decorrência da leitura de livros. Para realizar o projeto a professora trabalhou com mais de 40 livros de vários gêneros, como romance, aventura, suspense, drama, amor, terror e drama.

Após as leituras, os alunos faziam uma sinopse em sala de aula para os colegas sobre a obra lida. “No primeiro momento houve uma certa resistência, mas depois eles gostaram. Criamos uma roda de bate papo para discutirmos e tudo foi surtindo efeito”, afirmou.

Para a professora Maliluzte, o “Projeto de Leitura”, trabalhado através de sua disciplina de língua portuguesa pode influenciar na aprendizagem dos alunos. “Eu acredito que um aluno que saiba ler, que goste, tem grandes oportunidades na vida, porque ele precisa ter um conhecimento diversificado de vários assuntos. A partir do momento que eles conhecem outros temas, eles vão se preparando para um futuro promissor”, diz Maliluzte.

O resultado da iniciativa deu tão certo, que as turmas produziram um livro com textos referentes ao conteúdo aprendido durante o ano. Com o título de “Trilhando na Escrita”, a obra é um compêndio com as melhores redações criadas, adaptadas e de releituras de livros populares.

Como forma de reconhecimento ao material produzido, a professora realizou nesta segunda-feira (5), o “Prêmio Leitor 2017 Kamé Adania”. Ao todo, 50 alunos da escola participaram do projeto. Os alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de livros das redações elaboradas por eles mesmos.

A professora destacou que o projeto serviu como estimulo para os alunos e tanto que teve criança que chegou a ler nove livros durante o ano. Alguns alunos leram em média, seis livros durante 2017. “Eu acho importante porque é algo que nós iremos levar para o resto da vida. Sobre o livro eu escrevi uma resenha de Anne Frank e artigos de opinião. Eu quis mostrar na minha escrita que temos que ter o prazer de ler. Precisamos ter alguma leitura em nossa vida”, comentou Vitoria Cristina Rocha, do 7° ano.

Para o aluno Guilherme dos Santos Martins, do 7° ano a ajuda da professora foi importante e fundamental para aprender a ler. Premiado com o ouro e um livro, o estudante comentou como conquistou a medalha. “Foi legal, porque antes eu tinha dificuldades de leitura e quem me ensinou foi a professora Maliluzte. Quanto mais eu fui estudando, mais ela foi me ensinando”, destacou.