Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: ocupação continua e vizinhos reclamam de artistas no Iphan

Manifestantes garantem seguir cronograma para não incomodar
Arquivo -

Manifestantes garantem seguir cronograma para não incomodar

A permanência dos artistas que ocupam, há mais de 30 dias, o   (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), têm incomodado alguns vizinhos do prédio, localizado na Rua General Melo, na Esplanada Ferroviária, em .

O advogado André Luiz Godoy Lopes, de 31 anos,que gravou um VÍDEO das atividades no local, reclama do barulho, durante supostas atividades promovidas pelo grupo.  

“Eles começam de manhã e só terminam de madrugada. Já houve ocasião em que foram parar às 3 horas. Fico no escritório durante o dia e é difícil trabalhar assim, fora isso, meus pais são idosos, moram aqui e não têm mais sossego, têm de conviver com barulho a todo momento”, relata.

Por outro lado a artista Fernanda kunzler, de 33 anos, que está no local, desde a ocupação no dia 20 de maio, afirma que as atividades seguem um cronograma que não passa das 23h30, a fim de manter o bom relacionamento com os moradores da região.

“Temos uma programação que inicia às 8h30 com atividades abertas, de segunda a quarta-feira e que terminam no máximo às 22 horas. Nas sextas-feiras e sábados, prolongamos até as 23 horas ou 23h30 e depois disso desligamos tudo. Quando continuamos é apenas com sarau de voz e violão para evitar o barulho externo”, garante.

O advogado destaca que já precisou chamar a polícia mais de uma vez para conter os barulhos. “A polícia sempre vem, mas a gente acaba sendo hostilizado. Somos chamados de coxinha e quando a polícia saí, voltam a fazer barulho. Não questiono o protesto e sim a perturbação da ordem e a hostilidade porque eles não aceitam serem questionados”, afirma.

 

 

 

A respeito da necessidade de policiais para conter possível barulho, a artista defende o grupo “A polícia veio duas vezes. Uma delas foi na tarde em que fizemos uma oficina. Perguntaram se poderiam entrar e explicamos que não porque o prédio estava ocupado e eles não tinham competência para isso. Em uma ocupação só órgãos competentes têm autorização de entrar. Nesse dia a superintendente [Norma Daris Ribeiro], que até então tinha uma relação amigável com nossa grupo, quis entrar e mudou a relação que mantínhamos”, relata.

Fenanda diz ainda que as reclamações são feitas apenas por este vizinho e que o grupo mantém bom relacionamento com os demais. “Temos bom senso de que a gente não deve incomodar o horário de sono e de descanso das pessoas. Tentamos diálogo e respeito. Queremos que a sociedade também compreenda a nossa pauta”, frisa.  

Ocupação – 

O grupo de artista tomou o local após o anúncio de extinção do Minc (Ministério da Cultura), reintegrado dias depois e assumido por Marcelo Calero. Apesar da reintegração do Ministério, eles permanecem no local por conta das mudanças feitas na pasta. Para o movimento, não há legitimidade no Ministério nas mãos do presidente interino Michel Temer (PMDB). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

Últimas Notícias

Brasil

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a postura dos Estados Unidos em relação às negociações sobre o tarifaço aplicado contra produtos brasileiros. Ele voltou a relatar que o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, cancelou uma reunião previamente agendada com a alegação de “falta de agenda”, mas recebeu em seguida o deputado Eduardo Bolsonaro … Continued

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Mundo

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Acordo de paz também precisa abordar reparação de vítimas

Esportes

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Partida marcou a estreia do técnico argentino Vojvoda no comando do Santos