Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vale teve acesso a relatório do Imasul sobre barragens antes do MPE

Vistoria foi feita em 2015 e  MPE recebeu em fevereiro
Arquivo -

Vistoria foi feita em 2015 e  MPE recebeu em fevereiro

Técnicos do (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estiveram nos dias 7 e 8 de dezembro do ano passado em vistoria nas barragens da companhia Vale, em , cidade 430 quilômetros distante de . De acordo com o instituto, o parecer técnico foi encaminhado à empresa, e posteriormente ao MPE (Ministério Público Estadual). A 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, onde foi aberto inquérito nesta semana para investigar a situação das barragens, afirmou ter recebido o relatório apenas em 23 de fevereiro.

O Imasul informou à equipe de reportagem do Jornal Midiamax que “o parecer técnico emitido pela equipe multidisciplinar foi encaminhado somente à empresa e, posteriormente, ao Ministério Público Estadual, por solicitação do órgão”. Apesar da vistoria ter sido feita no início de dezembro, a 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá afirmou que recebeu o parecer no dia 23 de fevereiro.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax ainda não teve acesso ao conteúdo do documento, mas segundo o Imasul, “não foram constatados riscos de rompimento nas barragens e que, mesmo num eventual acidente, os impactos negativos seriam localizados nas proximidades das minas, inexistindo risco às populações”.

Foi feito contato com a assessoria da Vale, e a empresa afirmou que iria se pronunciar nesta sexta-feira (11) sobre o caso.

Denúncia

Empresário que leva turistas ao Pantanal reclamou a equipe de reportagem do Jornal Midiamax de vazamento nas barragens da Vale. Segundo ele, peixes foram flagrados mortos no Rio Paraguai.“O rio fica até vermelho quando descem os minérios. Os peixes morrem intoxicados”, diz Reginaldo Sucuri.

Ele tem um blog onde faz as denúncias. No dia 21 de fevereiro, ele postou foto dos peixes mortos boiando no rio. No dia anterior, um jacaré foi flagrado, segundo ele “fugindo da lama tóxica que vazou dos sistemas de reservatórios das mineradoras da região”.

“No mês passado, eu flagrei com os turistas vários peixes mortos no rio. Os turistas até ficaram chocados quando viram a cor da água. Vou falar que é tinta? Não, eu falo que é rejeito da mineradora. Eles me perguntam: não fazem nada? Eu digo não”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mourão

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses após ajuste fiscal

Com 8 deputados em home office, falta de internet atrasa sessão na Alems

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Últimas Notícias

Cotidiano

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

Das 13h as 16h, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), a Agência de Empregos da Fundação Social do Trabalho (Funsat) realiza mais uma ação itinerante.  O local recebe o Emprega CG n°36/2025, com as vagas desta terça-feira (15), para formandas do “Mulheres Mil” e público da região.  A unidade foi polo do programa, … Continued

Sem Categoria

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

De prefeito a delegado de polícia, autoridades vão precisar prestar informações sobre o que tem sido feito pelo grupo

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Conteúdo de Marca

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

Quer evitar surpresas desagradáveis ao alugar uma chácara para festas, casamentos ou confraternizações? Confira este checklist rápido com tudo o que você precisa avaliar: localização, estrutura, capacidade, preço, reputação e regras do espaço.