Pular para o conteúdo
Cotidiano

Usuários emporcalham e fica impossível usar banheiro de ‘cartão postal’

Parque das Nações sofre com falta de educação
Arquivo -

Parque das Nações sofre com falta de educação

Entre os maiores parques urbanos do mundo o Parque das Nações Indígenas é um dos principais cartões postais de . Com 119 hectares e 70% do espaço de área verde, além de uma linda paisagem o local oferece infra-estrutura para a prática de lazer, diversão e esporte, porém, apesar de ser uma das principais opções de lazer para quem mora na Capital, o espaço tem sofrido as consequências da falta de cuidado da própria população. Dois dos seis banheiros foram fechados e os que permanecem disponíveis estão cada vez mais difíceis de serem usados.

Do lado de fora já é possível ver  a situação que contrasta com a beleza natural do parque. Vidraças quebradas, portas enferrujadas, sanitários encardidos devido ao tempo, canos que denunciam o espaço onde um dia funcionou os lavatórios. Essas são as primeiras impressões de quem entra em um dos banheiros do local.

Além das danificações provocadas pelo desgaste e descuido de quem utiliza o local, a falta de higiene também não passa despercebida, afinal, nem a descarga é acionada. Nesse caso especificamente, o problema não está na estrutura e sim na falta de higiene dos usuários. 

Orgulhosa de um dos principais cartões postais da cidade, Adriana Fernandes, diz que passou ‘vergonha’ ao levar um visitante ao local. “Por fora é lindo, mas quem precisa utilizar o banheiro percebe que está horrível. Sai do banheiro passando mal. A população tem de cuidar do que é nosso e ter mais higiene. Acho que algumas pessoas não têm noção do que isso representa para família campo-grandense. É lamentável”, ressalta.

Gestor do Parque das Nações Indígenas,  Odilon Luiz Rigo, diz que o local recebe   aproximadamente 1.500 visitantes de segunda a sexta-feira. Já aos sábados, domingos e feriados o número de pessoas sobe para seis mil.

Ele explica que atualmente uma equipe de 22 funcionários faz a limpeza e manutenção, no entanto, o expediente é encerrado às 13h30 e os principais problemas ocorrem depois das 16 horas.

“Não temos ninguém depois desse horário e o problema é maior aos domingos quando veem alguns vândalos. Até as 13h30 fica tudo limpo, mas umas três horas depois já está sujo e às vezes não tem nem papel higiênico porque carregam. 

Ciente dos problemas, o gestor diz que uma equipe será contratada para monitorar a área e que o expediente de limpeza deve ser ampliado até as 17 horas.

“Estamos pensando em um pessoal para monitorar e orientar a população e outra para fazer a limpeza até mais tarde, mas os banheiros do parque vão passar por reforma e  precisamos esperar acabar a obra para fazer essas mudanças”, justifica.

De acordo com Rigo, o projeto da reforma deve ser concluído em até 30 dias. “Os arquitetos estão fazendo os levantamentos porque tem a lei da acessibilidade e é preciso fazer as adequações. O sistema antigo não serve, tem de ser algo mais seguro”, frisa.

Conforme as informações do gestor do parque, a licitação será aberta após conclusão do projeto de reforma. A previsão é de que as obras terminem até dezembro deste ano. O custo ainda não foi estipulado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tiago Batizoco deixa o comando do Comercial após primeira derrota na Série B do Estadual

Em situação de risco, tamanduá-mirim é resgatado pela PMA em área urbana

vagas comarca de dourados

TJMS abre seleção para estágio em Direito na Comarca de Dourados

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Indicado de político some e ‘enrola’ ação por corrupção no Detran-MS

Justiça nega pedido de Juliano Ferro para liberar caminhonete comprada de acusado por tráfico

Músico que matou Vanessa vira réu por perseguição e mais dois crimes contra jornalista

São 66 vagas destinadas a brasileiros natos

Marinha abre processo seletivo com 42 vagas para oficial superior temporário com salário de R$ 15 mil

Últimas Notícias

Polícia

Governo de MS intensifica combate à venda de bebidas com metanol

Em Campo Grande, fiscalização mobilizou forças de segurança e órgãos de fiscalização

Transparência

MP é a favor de afrouxar medidas contra delator de corrupção em Sidrolândia

Milton Matheus deu detalhes de esquema chefiado por Claudinho Serra (PSDB)

Política

Com Nelsinho e Tereza, Comissão avalia regras para registro de terras em fronteiras

Relatora na Comissão, Tereza Cristina diz que ‘unificação vai facilitar’ o processo

MidiaMAIS

Dinossauro em praça e onça na Afonso Pena: casos de onças em Campo Grande viram memes nas redes

Confira os memes que os campo-grandenses fizeram com a situação