Parceria já atendeu 25 pessoas

 

 

A Sedhast (Secretaria de Estado de , Assistência Social e Trabalho), por meio de parceria com a embaixada do Haiti e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, vai disponibilizar serviço de orientação e envio de documentos para os que vivem no Estado. O objetivo do programa, que já atendeu 25 pessoas desde o último dia 7, é regularizar pendências de documentação, como certidão consular e a validação do passaporte.

Para a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, essa é uma maneira de regularizar a situação e inclui-los, devidamente, na sociedade brasileira. “São pessoas que chegam ao nosso estado em busca de oportunidades e crescimento. Nosso papel é apoiá-los e darmos condições para que vivam bem e contribuam para o crescimento de Mato Grosso do Sul, respeitando assim as normativas dos Direitos Humanos”, afirma.

Mais de 1 mil vivem em Mato Grosso do Sul e necessitam de documentação, segundo estimativa informal da embaixada do Haiti.

Migrantes de outras nacionalidades também podem buscar o serviço na Casa da Cidadania, como explica a técnica da Superintendência de Direitos Humanos, Rosangela Rodrigues. “Inicialmente essa parceria atende haitianos devido à parceria firmada, mas outros migrantes, que necessitam de orientação, também podem nos procurar”, diz.

Especificamente para os haitianos, o prazo de solicitação de documentos, que será coordenado e enviados gratuitamente pela Sedhast para a embaixada do Haiti em Brasília (DF), vai até o dia 31 de agosto.

O serviço que é oferecido na Casa da Cidadania – rua Cândido Mariano, 713, na Capital, das 13h às 17h30. Mais informações sobre essa ação podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3382 9788.