Alguns optaram por barracas para vigiar suas casas

Com 11 metros acima do normal, o já deixou 25 famílias desabrigadas em , distante 320 quilômetros de Campo Grande, e tem colocado a cidade em estado de alerta. A Defesa Civil do município já acionou o Estado, pedindo suporte para ajudar na remoção das pessoas em situação de risco, e segundo a coordenadora Maria Alice, as equipes devem chegar na sexta-feira (26).

Conforme o site Bela Vista MS News, só na terça-feira (23) foram mais de 60 mm de chuva, elevando o nível do rio em 5 metros. Já entre quarta e quinta, não choveu na cidade, mas segundo a coordenadora da Defesa, o Apa continua subindo em razão das chuvas na cabeceira do rio. “Aqui está sol, apesar do clima nublado, mas tem descido muita água, o que faz com que o nível suba a cada hora”, disse.

Ainda segundo Maria Alice, três bairros ribeirinhos já foram alagadas e 25 famílias removidas. A maioria está sendo levada para casa de parentes, mas algumas optaram por montar uma barraca perto da casa, onde não está alagado, para vigiar o imóvel, com medo de saqueadores. “Tem cinco famílias nessa situação. Eles simplesmente não querem mais deixar suas casas, porque das outras vezes que o rio subiu, foram roubados”, explicou a coordenadora.

A cidade ainda está sob decreto de situação de emergência, em razão das chuvas de dezembro e janeiro. O decreto é válido por 180 dias.