Dia Nacional de Ação Voluntária acontece em todo o país

Inúmeros projetos irão movimentar o próxímo sábado (2), em todo o Brasil. É o “Dia Nacional de Ação Voluntária”, promovido pelo Programa Mãos que Ajudam, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em , moradores de rua e o Centro de Apoio a Migrantes serão prioridade da ação.

A ação solidária tem o apoio de diversos parceiros incluindo o poder público, instituições de ensino, outras denominações religiosas e entidades nos quatro cantos da nação. 

No sábado, cerca de 130 mil voluntários atuarão em todas as capitais e no Distrito Federal, somando mais de 280 cidades, levando a efeito centenas de ações em benefício da comunidade. 

CAMPO GRANDE

Em Campo Grande, os voluntários estão preparando 200 kits de higiene pessoal e roupas que serão doados a instituições de apoio a Moradores de Rua e ao Centro de Apoio a Migrantes. 

Em Belém (PA), por exemplo, os voluntários vão doar vidros para armazenamento de leite; em Ponta Grossa (PR), uma ação criativa intitulada “Varal Solidário”, vai mobilizar a população nos semáforos da cidade afim de arrecadar agasalhos e distribuir aos menos favorecidos no inverno. Já em Aracajú (SE), será feita a conscientização e o combate à Dengue. 

Na grande São Paulo, os voluntários confeccionaram roupas infantis e fizeram reaproveitamento de outras peças de roupas para adultos, que serão doados a famílias de refugiados. Ainda no Estado de São Paulo, no município de Piracicaba, a Escola Estadual Professor José de Mello Moraes vai receber pintura e pequenas reformas. 

Em Franca, serão realizadas atividades recreativas para a Terceira Idade, que receberá ainda a doação de 400 kits de higiene e lanche. Outras ações incluem: limpeza de Praias, doação de cadeiras de rodas, doação de sangue, palestras. 

Ao longo dos últimos meses, em todos os estados do Brasil, os coordenadores do Programa Mãos que Ajudam mobilizaram-se com o objetivo de promover todas estas iniciativas. 

O objetivo do programa resume-se em seguir o exemplo de Jesus Cristo — seja para aquele que doa do seu tempo e serviço ou então, para aquele que recebe a ação.

Este ano, o Programa Mãos que Ajudam celebra 15 anos, com mais de 11 milhões de pessoas assistidas e a participação de aproximadamente dois milhões de voluntários em mais de três mil projetos realizados.