Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura pode demitir mais de 4,3 mil terceirizados sem acerto salarial

Município ainda não foi notificado
Arquivo -

Município ainda não foi notificado

A Prefeitura de informou, na manhã desta sexta-feira (16), que ainda não foi notificada da decisão judicial que extingue os convênios com a (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar) e a (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária), mas garantiu que assim que for notificada, demitirá todos os 4,3 mil terceirizados.

“Diante da decisão, assim que notificada, a administração municipal cumprirá as determinações judiciais e a procuradoria jurídica do município tomará as medidas cabíveis para a segurança e garantia dos direitos das crianças e a estabilidade do serviço público, frisando que tem total confiança no poder Judiciário e no Ministério Público Estadual e seus membros”, diz a nota. 

Os funcionários poderão ser demitidos sem o acerto imediato dos salários, devido ao caixa atual da Prefeitura, que ainda não informou quando deverá pagar o 13º dos servidores efetivos. A Prefeitura ainda analisa como deverão ser feitas as demissões. 

Em julho, o então presidente da Seleta informou que a Prefeitura havia dito que pagaria as rescisões, mas voltou atrás e disse que não teria caixa para seguir com o cronograma de demissões estabelecidos na decisão judicial, proferida à época.

A maior parte dos terceirizados da Omep e da Seleta prestam serviço em Ceinfs (Centros de Educação Infantil), Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e nas próprias entidades para gerir os contratos. 

O convênio com as entidades data de 1997. O Ministério Público já havia apontado uma série de irregularidades nas contratações, e desde 2011, ainda na gestão de Nelsinho Trad (PTB), vinha propondo mudanças por meio da celebração de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta). 

As constatações do MPE MS foram consideradas ‘graves’ pelo Ministério Público, que recomendou ao prefeito da Capital, que cumpra as obrigações ‘estampadas’ no TAC, que seja, a apresentação de um plano cronológico e sistemático para o ‘referido cumprimento’, inclusive referente à celebração de concurso público para os serviços considerados ‘essenciais’.

Na última semana, a Segundo Passos, da  49ª Promotoria de Justiça -das Fundações e das Entidades de Interesse Social- e da 29ª Promotoria de Justiça -Patrimônio Público, cumpriu mandados de prisões, condução coercitiva e busca e apresentação contra diretores das duas entidades. 

A operação mirou as contratações suspeitas feitas pelas duas entidades e apura os crimes de falsidade ideológica, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa em convênios mantidos pelo Município de Campo Grande com as entidades.

Leia a nota na integra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO SELETA E OMEP

A administração municipal ainda não foi notificada sobre a decisão judicial pela extinção dos convênios com as entidades Seleta e Omep e consequente demissão de todos os funcionários contratados.

O convênio com estas entidades data de 1997 e boa parte dos funcionários contratados vêm prestando serviços em Ceinfs, Cras e outras unidades desde este período.

Em 2013, a administração do prefeito Alcides Bernal entregou ao Ministério Público Estadual – MPE um relatório com nomes de funcionários contratados por estas entidades com suspeita de serem fantasmas. Em 2015, ao reassumir o mandato, novamente a administração encaminhou denúncias de funcionários fantasmas contratados pela Seleta e Omep. 

Em 2016, diante da ação ajuizada pelo MPE, que pedia a demissão dos funcionários terceirizados, a administração cumpriu com todos os acordos, levando em conta questões como economia do erário público e a finalidade social, uma vez que não é possível substituir 4.000 funcionários de uma única vez, sem desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e ocasionar uma crise financeira e social de grandes proporções na administração municipal.

Diante desta nova informação, assim que notificada, a administração municipal cumprirá as determinações judiciais e a procuradoria jurídica do município tomará as medidas cabíveis para a segurança e garantia dos direitos das crianças e a estabilidade do serviço público, frisando que tem total confiança no poder Judiciário e no Ministério Público Estadual e seus membros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Aniversário 43 meses sem estacionamento rotativo

Com direito a bolo, comerciantes ‘comemoram’ 3 anos sem estacionamento rotativo no centro

Com investimentos de R$ 7,5 milhões, nova delegacia da PRF de Dourados deve ser entregue em novembro

Juiz não pode aplicar pena que não esteja estabelecida na lei, avalia Fux

Empresa com contratos milionários tem sede na casa do prefeito de Terenos

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

AO VIVO: Fux abre primeira divergência em julgamento de Bolsonaro e outros réus

Por que cervos ‘coçam’ chifres em árvores? Flagra no Pantanal captura hábito dos machos da espécie

Últimas Notícias

Polícia

‘Estava no lugar errado e na hora errada’, diz acusado de matar jovem no Danúbio Azul

Rafael Valdonado de Souza e seu pai, Nivaldo Benjamim de Souza, são réus pelo homicídio de Erick Lopes

Emprego e Concurso

Edição especial do ‘Emprega CG’ oferta 1.600 vagas de trabalho na Capital

O feirão terá foco especial no Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e de valorização da vida.

Cotidiano

Custo médio da construção civil dispara e fica 2,97% mais caro em Mato Grosso do Sul

Estado lidera o ranking com alta na parcela de materiais e acordo coletivo firmado para as categorias profissionais

Transparência

Com média de 10 mortes por mês, Deodápolis vai suspender sepultamentos em 4 cemitérios

Medida é fruto de investigação no MPMS após risco de contaminação em lençol freático e ausência de regularização do serviço funerário