Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura exige suspensão da greve para negociar com educadores

Secretários municipais alegam falta de dinheiro para atender reivindicações
Arquivo -

Secretários municipais alegam falta de dinheiro para atender reivindicações

O barulhento protesto realizado na manhã de sexta-feira (24) pelos educadores de , a 225 quilômetros de , chegou aos ouvidos do prefeito Murilo Zauith (PSB). O gestor mandou secretários municipais receberem representantes da categoria e exigiu a suspensão da greve deflagrada na quinta-feira para que sejam abertas negociações. Professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino vão decidir se aceitam ou não em assembleia agendada para segunda-feira (27).

Na manhã de ontem, enquanto o prefeito apresentava à imprensa local e nacional o roteiro da tocha olímpia na cidade, servidores ligados ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) tomaram conta do Centro Administrativo Municipal – na área de acesso ao gabinete – com faixas, cartazes e batuques, além de caixas de som ligadas ao microfone em que os trabalhadores faziam intenso revezamento de críticas ao gestor público.

“Dourados tem tocha, mas não tem prefeito”, ironizava Juliano Meneghetti Mazzini, vice-presidente do Simted. O líder sindical critica a falta de compromisso de Zauith, que ainda não atendeu as reivindicações que incluem pagamento de piso salarial dos professores para uma jornada de 20 horas e o reajuste para o grupo administrativo.

Acordos firmados em 2014, sobre a incorporação do Adicional de Incentivo ao Magistério Municipal, que deveria ter sido pago a partir de 1º de abril; o pagamento do percentual da diferença do Piso para 20 horas em outubro, negociado durante a greve de 2014 e previsto em lei desde então; e a reposição da inflação ao grupo administrativo, sem correção desde 2015, mesmo havendo a previsão constitucional”, até hoje não foram efetivados, segundo os educadores.

Os educadores criticam também a falta de diálogo do prefeito, que não teria respondido requerimentos do Simted antes da greve ser deflagrada. E mesmo na reunião de ontem, Zauith não esteve presente. Secretários municipais, dentre eles o de Governo, José Jorge Filho, o Zito, pediram aos representantes dos educadores que suspendam o movimento grevista. É uma exigência para que a prefeitura discuta com os trabalhadores números de receitas e despesas relacionadas à educação municipal, meio de comprovar insuficiência financeira para atender às reivindicações. 

A greve afeta ao menos 28 mil estudantes de 40 escolas e 35 centros de educação infantil. Ontem, segundo os educadores, ao menos 18 unidades educacionais ficaram sem aulas por causa da paralisação. Em outras, não houve adesão total ao movimento e as atividades foram mantidas total ou parcialmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jornalistas campo-grandeses lançam trilogia sobre produção rural e cooperativismo

youre still the one ana castela ze felipe

Uma ofensa à Shania Twain? Ana Castela e Zé Felipe gravam nova versão de You’re Still The One em português

Mãe é presa após criança de 9 anos ser encontrada abandonada em casa insalubre em Campo Grande

Zé Teixeira diz ter ‘99% de chance’ de se filiar ao PL em MS e aguarda janela partidária

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Cantora gospel de Dourados chama aula de capoeira infantil como ‘coisa do diabo’

Últimas Notícias

Cotidiano

Oferta de frango e carne suína para os mercados interno e externo deve crescer em 2026

Conab prevê produção das três principais proteínas em 32,3 milhões de toneladas impulsionada por recorde de carne de frango e suína

Cotidiano

VÍDEO: Embriagado, homem agride médicos da UPA Universitário

Homem chegou descalço e desferindo xingamentos contra os profissionais

Cotidiano

Inverno em MS fecha com calor de quase 40°C e umidade do ar em 10%

Historicamente, o inverno sul-mato-grossense é uma estação seca e com ondas de frio mais curtas, com destaque de temperaturas congelantes em municípios da região sul do Estado

Famosos

Hollywood se revolta com suspensão do programa de Jimmy Kimmel: ‘Liberdade de expressão’

ABC suspendeu a transmissão do Jimmy Kimmel Live! após o apresentador fazer uma piada sobre a morte de Charlie Kirk