‘Mancha' foi divulgada em redes por moradores

 

O prefeito de , Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B), não descartou contaminação após denúncia de ‘mancha' visto no , em Bonito. Mas, atribuiu o caso a momentos de intenso fluxo de turistas e ao período de chuvas. 

Moradores da cidade, que vivem do turismo, denunciaram por meio de fotos e mensagens em páginas do Facebook “esgoto e lixo a céu aberto”. Para a equipe de reportagem do Jornal Midiamax, o prefeito disse que as “acusações são inverídicas. Normalmente não existe essa contaminação, o que existe eventualmente, em função de alguns fatores, como excesso de chuva, é que pode ocorrer das pessoas colocarem lixo na rua, o lixo fica em cima do asfalto, corre para bocas de lobo, entra na galeria e vai rio abaixo”, cita.

Ele não descartou. “Aconteceu em janeiro durante o maior índice pluviométrico dos últimos 40 anos. Águas das estradas, da cidade, de toda microbacia correram para o Formosa”, disse.

Reprodução Pessoal

Quanto à denúncia do descaso no ‘lixão', de animais como urubus no lixão, o prefeito disse que aconteceu no início do ano. “Aquelas imagens são de dezembro, janeiro, fevereiro, foi quando ficamos impossibilitados de fazer tratamento”, destaca.

Segundo ‘Leleco', o chorume e o esgoto da cidade não escorre para as águas do rio. “Nós fazemos monitoramento das águas, com coleta periodicamente. Apenas em questão ambiental, já investimos R$ 2 milhões, fazendo ação de conservação de água e solo”, pontua. O prefeito disse que 95% da cidade tem coleta de esgoto.

O aterro controlado, segundo ele, é coordenado por uma associação, que faz coleta de recicláveis no local. Em 2010, o MPE (Ministério Público Estadual) entrou com ação civil pública em meio inquérito civil sobre a poluição causada pelo lixão de Bonito. Na época foram feitas vistorias que comprovaram a falta de licenciamento ambiental, depósito a céu aberto ao invés de enterrados, e catadores sem equipamentos específicos. De acordo com o prefeito, o aterro foi um acordo judicial firmado em 2010.

A denúncia

Reprodução Pessoal

 

Em um dos posts, o empresário Felipe Caran Vizcaino teve mais de mil compartilhamentos. Segundo ele, o turismo foi esquecido, os rios assoreados e o “lixão está a céu aberto. O chorume, líquido tóxico produzido pelo lixo, está afetando nossos lençóis freáticos e por estar no morro mais lindo da cidade quando chove o lixo vai parar no nosso Rio Formoso”, cita na postagem.

Prefeito de Bonito joga a culpa de problema em rio nas chuvas e nos turistasNo domingo (1º), o biólogo e empresário, Breno Teixeira, registrou em fotos a situação do lixão municipal. As imagens mostram a falta de um sistema de tratamento de efluentes líquidos. “Já virou uma piscina de chorume. Tem urubu, e outros animais que vivem lá, sem contar o cheiro forte no local. Tem que ter um estudo mais aprofundado porque tem uma grande produção de chorume, e como não tem solo impermeabilizado, o risco de contaminação é muito alto. Isso, se o lenço freático já não estiver contaminado”, afirma.

De acordo com Breno, o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas. Ele afirma que é um descaso e que a sociedade deve pedir providências. “Diferente do que vimos nos últimos anos, a população deve sim se manifestar como estão fazendo, o poder publico deve se empenhar em criar e continuar com campanhas de educação ambiental, parcerias de instituições privadas e públicas devem ser firmadas para que essa mudança ocorra, sem o empenho e a colaboração de todos ficaremos na mesma e correndo risco para nós e para as gerações futuras”, diz em postagem.