Pular para o conteúdo
Cotidiano

Maior escola rural do Brasil é ocupada em MS contra reformas de Temer

Pelo menos 100 estudantes fazem parte do movimento
Arquivo -

Pelo menos 100 estudantes fazem parte do movimento

A Escola Estadual do Assentamento Itamaraty, em , cidade a 346 quilômetros de , foi ocupada pelos estudantes nesta terça-feira (18). Cerca de cem alunos, do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental, seguem o movimento que já está sendo chamado de ‘Primavera Secundarista’, onde adolescentes e jovens de todo o Brasil estão se manifestando contra a a , que congela as despesas do Governo Federal, por até 20 anos a Medida Provisória que reforma o Ensino Médio.

O estabelecimento de ensino é a maior escola rural do Brasil e a segunda maior escola do Estado. Na tarde de segunda-feira (17), os alunos comunicaram à direção que já estavam organizados e que fariam parte do protesto nacional. Eles afirmaram que haviam providenciado a entrega de alimentos para que eles cozinhassem, formariam alojamentos e que a ocupação ocorreria por tempo indeterminados.

Um dos fatores que podem explicar a mobilização dos estudantes do assentamento é a proximidade com o Paraná, estado onde muitos têm familiares e que os secundaristas ocupam desde o início de outubro, mais 300 escolas estaduais para protestar contra a reforma.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio, Alana Penteado, explica que os estudantes viram que há pelo menos 500 escolas ocupadas no Brasil.

“Aqui é primeira escola ocupada no Estado. É segunda maior do Mato Grosso do Sul e a maior escola rural do Brasil. São direitos nossos que serão tomados na reforma do ensino médio. Não podemos ser hipócritas e só porque estamos saindo esse ano, pensar que não vamos mais precisar das escolas. Nossos filhos e a comunidade vão estudar aqui”, afirma.

A Escola Estadual Nova Itamarati, fica dentro do Assentamento Itamarati, e foi fundada em 1975, na sede da Fazenda Itamarati Agropecuária, do então “rei da soja” Olacyr de Moraes. Quando o empresário estava à beira da falência, o local foi invadido pelos sem-terra no começo dos anos 2000 e lá foram assentadas pelo Incra a partir de 2002 um total de 2.837 famílias

Em 2005, com a venda fazenda para para fins da Reforma Agrária, a escola passou a receber um número ainda maior de estudantes. O assentamento Itamarati é o maior assentamento em reforma agrária do Brasil. Atualmente, a população local é de aproximadamente 16 mil pessoas.

A PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos foi aprovada, em primeiro turno, por 366 votos a 111 e duas abstenções. A proposta ainda depende da aprovação em segundo turno, por no mínimo 308 votos, para ser enviada à apreciação do Senado.

A reformulação do ensino médio entrou em vigor a partir de uma medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer. Além da flexibilização dos currículos, está previsto um aumento da jornada escolar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias