Pelo menos 100 estudantes fazem parte do movimento

A Escola Estadual do Assentamento Itamaraty, em , cidade a 346 quilômetros de Campo Grande, foi ocupada pelos estudantes nesta terça-feira (18). Cerca de cem alunos, do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental, seguem o movimento que já está sendo chamado de ‘Primavera Secundarista', onde adolescentes e jovens de todo o Brasil estão se manifestando contra a a , que congela as despesas do Governo Federal, por até 20 anos a Medida Provisória que reforma o Ensino Médio.

O estabelecimento de ensino é a maior escola rural do Brasil e a segunda maior escola do Estado. Na tarde de segunda-feira (17), os alunos comunicaram à direção que já estavam organizados e que fariam parte do protesto nacional. Eles afirmaram que haviam providenciado a entrega de alimentos para que eles cozinhassem, formariam alojamentos e que a ocupação ocorreria por tempo indeterminados.

Um dos fatores que podem explicar a mobilização dos estudantes do assentamento é a proximidade com o Paraná, estado onde muitos têm familiares e que os secundaristas ocupam desde o início de outubro, mais 300 escolas estaduais para protestar contra a reforma.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio, Alana Penteado, explica que os estudantes viram que há pelo menos 500 escolas ocupadas no Brasil.

“Aqui é primeira escola ocupada no Estado. É segunda maior do Mato Grosso do Sul e a maior escola rural do Brasil. São direitos nossos que serão tomados na reforma do ensino médio. Não podemos ser hipócritas e só porque estamos saindo esse ano, pensar que não vamos mais precisar das escolas. Nossos filhos e a comunidade vão estudar aqui”, afirma.

A Escola Estadual Nova Itamarati, fica dentro do Assentamento Itamarati, e foi fundada em 1975, na sede da Fazenda Itamarati Agropecuária, do então “rei da soja” Olacyr de Moraes. Quando o empresário estava à beira da falência, o local foi invadido pelos sem-terra no começo dos anos 2000 e lá foram assentadas pelo Incra a partir de 2002 um total de 2.837 famílias

Em 2005, com a venda fazenda para para fins da Reforma Agrária, a escola passou a receber um número ainda maior de estudantes. O assentamento Itamarati é o maior assentamento em reforma agrária do Brasil. Atualmente, a população local é de aproximadamente 16 mil pessoas.

A PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos foi aprovada, em primeiro turno, por 366 votos a 111 e duas abstenções. A proposta ainda depende da aprovação em segundo turno, por no mínimo 308 votos, para ser enviada à apreciação do Senado.

A reformulação do ensino médio entrou em vigor a partir de uma medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer. Além da flexibilização dos currículos, está previsto um aumento da jornada escolar.