Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça manda Prefeitura limpar terrenos e imóveis urbanos para combater o Aedes

Juiz determinou que Prefeitura fiscalize imóveis
Arquivo -

Juiz determinou que Prefeitura fiscalize imóveis

A Justiça determinou que a Prefeitura, em um prazo de 30 dias, passe a realizar a fiscalização dos imóveis, iniciando pelas regiões com maior focos de mosquito Aedes aegypti. O executivo municipal deverá notificar o proprietário para a regularização, aplicar multa e cobrar efetivamente a limpeza dos terrenos e imóveis.

A determinação da Justiça atende a uma ação civil pública ajuizada pelas 26ª, 34ª e 42ª Promotorias de Justiça de , já que as medidas de combate ao mosquito desenvolvidas pela Prefeitura não estavam sendo tão incisivas com quem deixa o ‘quintal sujo’.

A decisão é do juiz Marcelo Ivo de Oliveira, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e determina ao Município de Campo Grande que tome providências com relação à limpeza de terrenos e imóveis urbanos com edificações (habitadas ou não), considerados campo fértil para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a , chikungunya e .

De acordo com o MPE MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a ação civil pública ajuizada contra o município destaca que diversos procedimentos administrativos sanitários instaurados apontam sério risco à saúde e à higiene pública, principalmente pela negligência dos proprietários de imóveis no Município de Campo Grande, que é apontado como campo fértil para a proliferação de vetores transmissores dessas doenças.

O magistrado determinou que a Prefeitura realize fiscalização dos imóveis, iniciando-se pelas regiões onde há maior incidência de casos dessas doenças. A Prefeitura deverá notificar o proprietário para a sua regularização e, nos casos de não atendimento, aplicar multa, inclusive com o fator de reincidência, quando cabível; e promover a limpeza do imóvel e a cobrança dos custos do proprietário e, em caso de não pagamento, efetuar a sua inscrição em dívida ativa municipal.

O juiz ainda determinou que tenha início da operação do serviço Disque-Dengue, com número de telefone exclusivo, funcionários treinados e equipamentos necessários para o atendimento eficiente da fiscalização, com expedição de protocolo e acompanhamento, no próprio site do Município, das providências por parte do reclamante.

Consta na ação civil pública que em 2014, foi apresentado o Plano de ação de Limpeza de Terreno, com objetivo de limpar os terrenos particulares que estão sujos, bem como melhorar a qualidade de vida da população, reduzindo a proliferação de vetores de doenças. Porém, não foi demonstrado pelo Município, a execução do plano de limpeza de terreno, como, “Também quando instado a limpar terrenos particulares de proprietários quedou-se inerte ou apenas lavrou nova notificação”. Ainda na ação, consta que o telefone 156, para que a população denuncie terrenos sujos não funcionou e diversas reclamações de campo-grandenses. 

Relato que consta na ação civil pública

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro diz que não promoveu ação golpista ou atos de 8 de janeiro

Maconha, celulares e pneus são apreendidos após ultrapassagens proibidas de motorista

Hugo Motta, sobre MP do tarifaço: Vamos dar celeridade; é uma pauta boa para o País

Audiência discute impacto de empreendimento no Noroeste

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

Grupo desviou milhões em MS com cirurgias falsas pagas pelo SUS desde 2022

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

CBF divulga datas e horários dos jogos das quartas da Copa do Brasil

Últimas Notícias

Brasil

Defesa alega que ex-ministro atuou ‘ativamente’ contra golpe de Estado

A manifestação dos advogados está nas alegações finais

Cotidiano

Autoridades discutem primeira infância em simpósio na Capital

Com palestras de especialistas

Esportes

Flamengo bate Inter e fica a um empate em Porto Alegre para alcançar as quartas da Libertadores

Empurrado pela torcida e sob a análise do técnico Carlo Ancelotti

Brasil

Plenário do Senado aprova nome de três mulheres para o CNMP

A próxima etapa será o envio dos nomes aprovados para o presidente da República