Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça manda derrubar cancelas e recepção de condomínio na Afonso Pena

Denúncia partiu de um morador no ano passado
Arquivo -

Denúncia partiu de um morador no ano passado

O juiz Fernando Paes Campos da 3ª Vara de Fazenda Pública e Registro Público concedeu, no último dia 1º, liminar favorável à Prefeitura Municipal de que autoriza a demolição imediata do muro irregular do Condomínio Nahima Park, localizado na Afonso Pena, em Campo Grande. A denúncia partiu de um morador, em 2015 e na tarde desta sexta-feira (5), um oficial de Justiça foi ao local para o cumprimento da decisão, que acabou sendo adiado por mais cinco dias.

A denúncia da irregularidade que virou processo administrativo na Prefeitura foi feita pelo advogado Humberto Sávio Abussaf Figueiró, morador do residencial, em dezembro de 2015. A reclamação se tornou pública após matéria no Jornal Midiamax no dia 16 de fevereiro.  

A briga teria trazido a tona a irregularidade na área da recepção do residencial, que há dez anos, por decisão da própria associação de moradores foi murada para se tornar condomínio fechado. 

Segundo o processo, a recepção do condomínio residencial, localizado na Rua Nahima, esquina com a Avenida Afonso Pena, foi construída de maneira indevida, pois obstrui a via pública.

“Para ter condomínio é necessário uma legislação específica e isso aqui não é um condomínio, isso é um loteamento. Eles obstruiram uma rua e área pública. E o oficial podia cumprir hoje e nós estamos cumprindo hoje. A decisão do juiz é de derrubar o muro ainda hoje com pá carregadeira e os moradores estão tentando ganhar tempo. Se o juz suspender nós vamos embora”, disse o procurador do município, Gilberto Porto.

O juiz concedeu 30 minutos para decidir se suspende ou não a decisão.

Para dar embasamento a ação, a acusação citou o artigo 26 do código de trânsito brasileiro que diz que ‘usuários de vias terrestres devem abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou animais”.

“O morador quer entrar no condomínio independente de portaria, porque como é uma rua pública não tem porque ter portaria fechando. Ele não quer fazer parte desse condomínio”, explica André Bueno Guimarães assistente do advogado que representa o morador Humberto Sávio Abussaf Figueiró.

Outro Lado

Na época, em entrevista, a síndica do condomínio alegou que todas as normas exigidas são cumpridas, e que o pedido de autorização de fechamento da rua já estava em análise na prefeitura. A representante dos moradores relatou que o maior problema é o conflito interno com o morador que moveu a ação contra o condomínio.

De acordo com ela, em seis anos que reside no local, o proprietário nunca cumpriu com os compromissos firmados entre os condôminos. Segundo ela, atualmente a dívida do morador chega a R$ 20 mil.

Em novembro de 2015, o morador decidiu se desfiliar da associação que representa os proprietários. Por causa disso, serviços como entrega de correspondência e coleta de lixo deixaram de ser feitas na residência. Depois disso, o proprietário entrou com a ação denunciando as irregularidades na recepção.

“Nós nunca nos recusamos a sentar, conversar e tentar entrar em um acordo, mas ele nunca colaborou. Agora, depois que se desfiliou da associação dos moradores ele resolveu entrar na justiça contra o condomínio”, conta.

O Jornal Midiamax tentou contato com a Associação do Condomínio por telefone, mas não conseguiu retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)