Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça dá 10 dias para prefeitura resolver problemas da UPA Coronel Antonino

Sesau diz ainda não ter sido notificada oficialmente
Arquivo -

Sesau diz ainda não ter sido notificada oficialmente

A Prefeitura de tem dez dias, a contar da data de intimação, para apresentar soluções ao Ministério Púbico do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE) a respeito de problemas apontados por paciente e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino. Segundo o CMS, a enfrenta diversos problemas que vão de falta de materiais a dificuldades no acesso ao tratamento médico, insuficiência nas estruturas de atendimento de urgência e de diagnóstico, e geram agravos à saúde dos pacientes.

As denúncias que chegaram MPE se tornaram uma Ação Civil Pública. Nesta quarta-feira (2), o juiz de Direito David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, atendendo ao MPE, concedeu liminar para que a Prefeitura apresente nos autos do processo listagem dos materiais que já foram adquiridos e estão disponibilizados para uso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Coronel Antonino, e listagem do que ainda não foi adquirido, mas já está licitado ou em fase de licitação; bem como o que falta licitar.

Ainda conforme o MPE, em 90 dias, contados da intimação do Secretário Municipal de Saúde, a UPA do Bairro Coronel Antonino deverá estar equipada pelo Município com todos os itens referidos no laudo do CMS, sob pena de considerar-se a omissão do agente público para os fins de direito (improbidade administrativa).

“O Procurador Municipal perdeu a oportunidade de situar este Juízo sobre a realidade da UPA nos dias atuais, de esclarecer a quantas andam os procedimentos para a aquisição de materiais e de equipamentos, quais são as dificuldades que o Município pode estar enfrentando para obter este material e, até mesmo, de contrapor algum estudo que revele exagero ou desnecessidade daquilo que o Ministério Público diz ser importante para a saúde das pessoas que buscam socorro naquele local”, afirmou o juiz em sua decisão.

Ainda conforme o MPE, por todos esses motivos, o Juiz determinou que o secretário Municipal de Saúde Ivandro Fonseca seja notificado pessoalmente da decisão e também o Procurador Municipal. Denir Nantes.

Ele disse ainda, que diante de tal situação, “é forçoso dar crédito à narrativa da inicial e acreditar que os fatos narrados ocorrem exatamente conforme o alegado pelo Ministério Público” (SIC).

A Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada foi proposta pelo Ministério Público do Estado diante da falta de equipamentos essenciais na UPA Coronel Antonino; das conclusões do Relatório de Visita nº 93/2015 do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS); das conclusões do laudo de visita técnica do CMS; e das recomendações do Ministério Público à Gestão Municipal de Saúde, ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Saúde.

Risco de Morte

De acordo com o MPE, a promotora de Justiça da Saúde Pública, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, levou em consideração, para propor a ação, o iminente risco à vida e à saúde dos pacientes, decorrente da falta de equipamentos, mobiliários e materiais que são fundamentais para o atendimento na UPA Coronel Antonino

A Promotora de Justiça requereu que o município seja obrigado a equipar a sala de urgência/emergência da UPA 24 Horas como equipamentos e materiais mínimos obrigatórios previstos na Portaria nº 2.048/2002 do Ministério da Saúde.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que ainda não foi notificada oficialmente. A assessoria ainda disse que irá se manifestar, somente depois de ver o teor da intimação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado a tiros na saída da Gameleira participou de sequestro de motorista de aplicativo

Irmãos que espancaram indígena até a morte em Dourados têm prisão preventiva decretada

‘Nem existem tantas palavras’: voto de 14h de Fux no julgamento de Bolsonaro vira meme

VÍDEO: Súplica de menino com TDAH para treinar com Neymar vira música em MS

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

Prefeitura de Campo Grande publica licitação de R$ 47 milhões para comprar uniformes escolares

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Morre Helen Braz, chefe de Campo Grande e vencedora do Prêmio Dólmã, aos 49 anos

Campeã do Prêmio Dólmã, Helen Braz morreu na última quarta-feira (10), em Campo Grande (MS); saiba detalhes do velório e despedida

Polícia

VÍDEO: preso saía para seu 1º dia de trabalho ao ser executado na Gameleira em Campo Grande

José tinha acabado de colocar o pé para fora do presídio quando foi executado pela dupla

Trânsito

Motociclista morre ao bater de frente contra caminhão na BR-262 em Três Lagoas

Pista ficou parcialmente interditada

Esportes

Djokovic se muda para a Grécia em meio a tensões e acusação de ‘traição’ pelo governo da Sérvia

Tensões começaram no final de 2024