subiu mais de 50 cm em menos de 24 hs

É tanta chuva que os rios de Mato Grosso do Sul não estão mais dando conta de escoar e as águas acabam invadindo as residencias. Em Aquidauana, distante 140 km de , o rio amanheceu com 8,67 metros, atingindo quase o triplo da marca normal. Em Coxim, os 4,84 metros que o foram mais que suficientes para a água trasbordar e assustar os ribeirinhos. Já em Dourados, o temor é com a falta de água potável, caso o rio que abastece a cidade continue a subir.

Segundo informações do site Dourados News, mesmo com as chuvas constantes, o volume de água do Rio Dourados tem baixado nos últimos dias, mas ainda assim, o nível está 3 metros acima do normal. O que preocupada a empresa de abastecimento, que continua monitorando o rio pelo menos duas vezes ao dia, visto que em dezembro ás águas subiram 6,14 metros.

As barreiras que foram feitas para conter a água na ocasião, ainda permanecem no local como medida de segurança. O gerente local da Sanesul, Paulo César Torraca, explicou que a adutora consegue realizar a captação com o rio 7 metros acima do normal.

Já o Rio Aquidauana tem apresentando aumento de nível mesmo sem chover na cidade nos últimos dias. Na noite de segunda-feira os medidores registram 8,16 metros e na tarde desta terça-feira (12) o nível já está em 8,67. A água invadiu imóveis e as famílias estão sendo removidas.

A régua que fica as margens do rio na ponte velha, tem virado atração para os moradores, que segundo o site Aquidauana News, passam diariamente pelo local para verificar as condições do rio. As famílias retiradas pela Defesa Civil do Município estão sendo levadas para a Escola Municipal Rotary Clube no Bairro Guanandi.

Em Coxim o curso d’água chegou a 4,68 metros na segunda-feira (11), e com as chuvas da madrugada, amanheceu com pelo menos 13 cm a mais, ou seja, 4,81 metros.

De acordo com o site Coxim Agora, a primeira família já foi desabrigada na rua Marechal Deodoro e teve seus pertences levados para o Salão Paroquial da Igreja São José, cotado como o provável abrigo caso haja mais famílias desabrigadas.

O coordenador da Defesa Civil do município, Gilberto Portela Lima, destacou que está chovendo bastante na região e o que preocupa são as águas que vem de São Gabriel do Oeste através do rio Coxim.

O e o Rio Pardo também estão acima do nível permitido, mas ainda não colocaram em risco os moradores locais. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) está monitorando os locais.