Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar

Uma operação para eliminar o risco de acidente no local de reprodução da arara-canindé será realizada na manhã desta quarta-feira (21) pela Instituto Arara Azul. Os dois ninhos situados na região do Parque Linear do Segredo, passarão por um manejo diferente, serão retiradas as cintas metálicas que ligam duas , abrigo de dois filhotes da espécie. As aves tem aproximadamente uma semana de vida e pesam 50 gramas.

De acordo com informações do Instituto Arara Azul, o acessório metálico com cerca de 10 quilos foi instalado pelo poder público para auxiliar o crescimento das palmeiras que foram levadas para a região há alguns anos. “As árvores acabaram secando, o que atraiu as araras. Porém, com o desgaste causado pelo tempo e os fenômenos naturais, a parte superior dos troncos ficou oca o que aumenta as chances de rompimento há qualquer momento”, disse Neiva Guedes, bióloga, presidente do Instituto.

“Tal acidente provocaria a queda da cinta metálica, podendo matar as aves e causar um dano à população que trafega no local”, concluiu.

O caminhão do Corpo de Bombeiros levantará os biólogos do instituto até o ninho para retirada dos filhotes que passarão por avaliação de saúde, serão pesados e medidos no local. Após isso, as palmaeira receberão o manejo ambiental para garantir a segurança dos animais.

A ação contará com a ajuda do Corpo de Bombeiros, Exército, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Prefeitura e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para organizar o trânsito no local.