Pular para o conteúdo
Cotidiano

Indígenas da etnia Kadiwéu fazem protesto contra ‘PEC do Teto’

Grupo também se posiciona contra portarias do Ministério da Saúde
Arquivo -

Grupo também se posiciona contra portarias do Ministério da Saúde

Indígenas da etnia Kadiwéu realizaram na tarde da quarta-feira (26), uma manifestação em , cidade e 260 quilômetros de .

O grupo é contrário a PEC (Projeto de Emenda à Constituição) 241, a chamada PEC do Teto, e portarias do Ministério da Saúde relacionadas à autonomia financeira e orçamentária da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

De acordo com informações da Câmara Municipal de Bodoquena, participaram da passeata aproximadamente 150 indígenas das aldeias Alves de barros, Tomazia, São João, Barro Preto, Córrego do Ouro e Campina. Eles ainda tiveram apoio de professores e funcionários da saúde no manifesto.

“Manifestamos por meio deste documento nossa indignação em relação às medidas adotadas pelo Ministro da Saúde Ricardo Barros que fere explicitamente os princípios do SUS, como também os direitos da população indígena Brasileira (…) Essa nova medida não só burocratiza e inviabiliza as ações e serviços no âmbito dos DSEIs como rompe com a perspectiva de autonomia administrativa e financeira dos Distritos, impossibilitando o controle social e a participação indígena no planejamento, elaboração e execução dentro de um plano distrital”, diz carta assinada pelo Povo Kadiwéu. 

Indígenas da etnia Kadiwéu fazem protesto contra ‘PEC do Teto'Em Miranda, a 210 km de Campo Grande, indígenas realizaram protesto na quarta-feira (26), fechando a BR-262, em protesto a aprovação da .

PEC 241

A PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior, já foi aprovada pela Câmara Federal. Em segunda votação, foram 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções. 

Para a oposição, a PEC retira recursos da saúde e da educação por causa do limite de gastos governamentais que impõe. Os governistas, entretanto, rebatem as alegações, garantindo que não haverá cortes nestas áreas e argumentando que a PEC é essencial para reorganizar as contas públicas

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1