Determinação atende resolução de 2015

O () Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul credenciou quatro laboratórios para a realização de ensaios físicos, químicos e biológicos do controle da qualidade ambiental em Mato Grosso do Sul. A determinação atende a resolução da , que dispõe sobre necessidade de credenciamento dos laboratórios que prestam serviços no Estado.

Foram habilitados três estabelecimentos de São Paulo e um de Mato Grosso do Sul. Segundo o diretor presidente do Imasul Jaime Verruck, os laboratórios foram vistoriados por técnicos do órgão, que avaliaram as condições necessárias para efetuar os serviços solicitados pelo Instituto, como análises ambientais e geoprocessamentos.

Receberam certificados os laboratórios: Promatec Prestação de Serviço de Consultoria e Análise Ambiental, de Rio Claro (SP)); São Lucas Ltda, de Rio Claro (SP); Analítica Engenharia de Processo Ltda, de Guarulhos (SP) e Biolaqua Ambiental, de Campo Grande (MS).

A resolução da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) determina a realização de cadastramento junto ao Imasul de todos os laboratórios públicos ou privados que atuam na área ambiental e realizam medições, coletas e ensaios de água, efluentes, sedimentos e biota, em atendimento à legislação ambiental sul-mato-grossense. O cadastramento, de acordo com a Resolução, também se aplica aos laboratórios sub-contratados.

De acordo com o chefe da Unidade de Laboratório do Imasul, Francisco Gilvanci dos Santos, a Resolução nº 11, de 1º de junho de 2015, prevê que os ensaios e medições para o atendimento aos processos de licenciamento ambiental, programas de automonitoramento e de legislação ambiental de Mato Grosso do Sul somente serão aceitos quando as amostras forem coletadas e analisadas por laboratórios credenciados junto ao Imasul.

“A regulamentação dá mais garantias às medições necessárias aos processos de licenciamento ambiental, tornando-os mais seguros, além de mais ágeis. Beneficia tanto o Governo do Estado, que terá laudos técnicos provenientes de laboratórios cujos procedimentos foram aprovados pelo Imasul como os proponentes, que terão alternativas comprovadamente aptas”, avalia Jaime Verruck.(Com informações Notícias MS)