A ocupação integra movimento que protesta contra a PEC 55

Acadêmicos do Câmpus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em , cidade distante cerca de 338 quilômetros de Campo Grande, ocuparam parte da Universidade na manhã desta quarta-feira (2). A ocupação integra movimento que protesta contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55 – que tramitou na Câmara como , e outras medidas do governo de Michel Temer (PMDB). No dia 28, o Câmpus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Paranaíba – distante cerca de 400 quilômetros da Capital -, também foi ocupado.

PEC 55

O governo federal pretende aprovar um projeto de ajuste fiscal – que já teve a votação aprovada na Câmara dos deputados – a PEC 55, agora em deliberação no Senado – que pretende congelar gastos em áreas como a saúde e educação por 20 anos. De acordo com o texto do projeto, os orçamentos para essas áreas seriam aprovados nos valores relativos ao ano anterior, apenas corrigindo a inflação.

Na prática, ela acaba com a obrigatoriedade, prevista na Constituição de 1988 , de que a União aplique 18% de sua receita líquida de impostos (o total de impostos arrecadados já descontadas as transferências que a União faz para Estados e municípios) na educação. A desvinculação dessa obrigatoriedade passa a valer, caso a PEC seja aprovada, no Orçamento de 2018. Mesmo que a economia melhore nos próximos anos, por exemplo, o governo federal passará a não ter obrigação de vincular a porcentagem para a educação e a saúde e as áreas devem sofrer falta de verbas.