Veja como é fácil doar 

O baixo estoque no banco de sangue, fez com que o (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) emitisse alerta de urgência nesta terça-feira (22). A convocação é para doadores de todas as tipagens sanguíneas.

Por causa do feriado da Semana Santa, a unidade de coleta vai funcionar com horários diferenciados. Em o Hemosul abre na quinta-feira ( 24) e no sábado (26) das 7h às 12h. A Santa Casa também estará atendendo, mas somente na quinta-feira (24), das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

O Hemocentro de Dourados também estará funcionando com horário das 7h as 12h na quinta-feira (24). O reforço no estoque nos bancos de sangue é para garantir o abastecimento de hospitais e clínicas.

Conforme o Homesul, “todas as tipagens são bem-vindas, pois estamos com todo o estoque com índices baixos”.

Como doar sangue

Para doar sangue é preciso estar munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal). A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

A Hemorrede-MS aceita doadores a partir de 55 kg. OS homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

O Hemosul alerta que alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando. As vacinas proíbe temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

E não esqueça: para doar sangue você deve estar bem alimentados, mas evitando alimentos com excesso de gordura no dia da doação.