Pular para o conteúdo
Cotidiano

Eleições continuam na UFMS, mas MPF pode impugnar candidatura

Denúncias serão analisadas
Arquivo -

Denúncias serão analisadas

Começou às 8 horas desta quinta-feira (4), o processo de consulta à comunidade universitária para definir os dois candidatos que devem compor a lista tríplice de nomes sugeridos para novo reitor e vice-reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) que deve dirigir à universidade entre novembro de 2016 e 2020. Denúncias de improbidade administrativas foram registradas no MPF (Ministério Público Federal) e a candidatura de um dos concorrentes pode ser impugnada.

A chapa Mude (Movimento por uma UFMS Diferente e Eficiente), que tem como candidato a reitor Marco Aurélio Stefanes, acionou o MPF por um suposto ato de improbidade administrativa da atual reitora, Célia Maria e do candidato da chapa adversária, Marcelo Turine.

De acordo com a denúncia, os alunos da UFMS passaram a receber em seus e-mails particulares, matéria de divulgação da chapa ‘Juntos Somos UFMS, o que viola  a disposição expressa da Lei 12.965/2014 (marco civil da internet).Eleições continuam na UFMS, mas MPF pode impugnar candidatura 

Já o candidato da atual reitora, Marcelo Turine acionou a Justiça e a comissão de ética da consulta pública para reitoria, após a distribuição e colagem nas paredes da UFMS, de panfletos com caricatura dele e uma matéria que cita o bloqueio de seus bens. 

Lincon Carlos da Silva de Oliveira, presidente da comissão executiva central, que  coordena o processo de consulta à comunidade diz que a universidade já respondeu aos questionamentos do MPF, que segundo ele, pode impugnar a candidatura. “Por conta das denúncias os candidatos são passíveis de advertência e a candidatura pode ser impugnada”, explica. 

Aproximadamente 30 mesas receptoras foram disponibilizadas para a consulta. Cada local de votação conta com três mesários e ao menos dois fiscais, um de cada chapa. A apuração terá início às 21 horas e a previsão é de que seja concluída até as 23 horas.

Os dois nomes indicados no processo de consulta à comunidade universitária serão encaminhados para o colegiados que deve escolher um terceiro nome para compor a lista tríplice. O documento deve ser encaminhado para o MEC (Ministério da Educação) que, por sua vez, encaminha para a presidência da república, que define o novo gestor. 

Foto - Henrique Kawaminami

O colegiado tem um período de no máximo 60 dias antes do fim da atual gestão para encaminhar os nomes ao MEC. O  presidente da comissão executiva central, explica que o 70% dos votos é definido por docentes enquanto a comunidade acadêmica e servidores ficam com 15% cada. 

O acadêmico de pós-graduação Antônio Brandão da Silva Neto, de 24 anos, destaca a importância das eleições. “É uma forma do acadêmico exercer o direito de decidir o futuro da Universidade”, observa. A técnica Mariana Cavalcante de Brito, de 31 anos, também fez questão de registrar o voto. “A universidade tem crescido e precisa de melhorias e essa é uma oportunidade para que isso aconteça”, frisa. 

Na UFMS a votação teve início às 8 horas e segue até 21 horas. Já no Hospital Universitário o horário é das 6 às 18 horas. Até o momento não é possível informar o número de votos registrados. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Últimas Notícias

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa