Pular para o conteúdo
Cotidiano

Criança de 8 anos supostamente abusada pelo avô conta detalhes em ‘oitiva especial’

A menina foi colocada em uma sala separada
Arquivo -

A menina foi colocada em uma sala separada

Uma menina de 8 anos supostamente vítima de abuso sexual praticado pelo avô foi ouvida na última quarta-feira (13) pelo juiz de Direito da Comarca de Pedro Gomes, cidade a 296 quilômetros de , Francisco Soliman de uma maneira diferenciada evitando a revitimização. A menina foi colocada em uma sala separada do juiz e a com comunicação entre as salas por videoconferência.

A técnica de depoimento especial visa justamente garantir o direito da criança e ou adolescente ser ouvido judicialmente, no entanto, de uma maneira diferenciada, evitando a revitimação. No caso em questão, o processo criminal trata sobre a denúncia de que o avô, em mais de uma oportunidade, praticou atos libidinosos com a neta, desde os três anos de idade dela.

Segundo consta, o fato veio à tona quando, em uma creche municipal, a professora foi lhe dar banho, e a criança reclamou de dores na genitália. A partir daí, a professora acionou o conselho tutelar, que encaminhou a criança para atendimento psicológico, momento em que a vítima relatou as ocorrências que são objetos do processo.

Em análise dos autos, o juiz observou que a criança já tinha sido ouvida pelo delegado de polícia na fase investigatória e também pelo Juiz de Direito no curso da ação penal, porém o seu depoimento não ficou registrado nos autos em razão de falha no sistema audiovisual.

“Deparei-me, então, com a necessidade de ouvi-la novamente em audiência. Vislumbrando o constrangimento que a formalidade da audiência poderia gerar à criança, bem como o risco de causar-lhe maiores transtornos psicológicos, pois ela teria que reviver novamente os fatos já relatados em outras duas oportunidades, solicitei o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça para realizar a escuta especial, o que foi levado à efeito por intermédio da assistente social Rita Olinda Diniz Marques, lotada no núcleo psicossocial da Comarca de “.

A Comarca de Pedro Gomes, não conta com a sala destinada à escuta especial no entanto, houve uma adaptação das instalações, de maneira que a criança e a responsável por sua oitiva ficaram em uma sala e o Juiz, a promotora de justiça, e o advogado de defesa ficaram em outra, com comunicação entre as salas por videoconferência.

Para o magistrado, a coleta de depoimento utilizando esta técnica demonstrou-se muito mais proveitoso do que no formato tradicional, isto porque “Retira-se a criança do ambiente recrudescedor da sala de audiência (computadores, microfones, pessoas vestidas formalmente, várias pessoas no recinto etc.), levando-a para um ambiente confortável, amistoso, em que ela se sente à vontade para conversar e ser ouvida. Além disso, toda a preparação que ocorre antes da audiência, o cuidado existente durante, o trabalho realizado depois de seu encerramento, por intermédio de profissional especialmente capacitado, permite minimizar danos psicológicos decorrentes do fato e da necessidade de repetição de sua história perante as autoridades e advogados no curso do processo”.

Conforme o juiz, o depoimento especial assegura a proteção integral da criança “e prima-se pelo seu superior interesse, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Vale ressaltar também que todas as garantias do acusado são respeitadas nessa modalidade de audiência, pois seu advogado tem a oportunidade de fazer reperguntas à vítima, porém passando pelo filtro do profissional que está em contato direto com a criança”.

O Tribunal de Justiça, por meio da CIJ (Coordenadoria da Infância e Juventud) visa a instalação das salas de depoimento especial em todas as comarcas do Estado. Nos locais em que ainda não foi estruturado o espaço é possível fazer uso da técnica, com adaptações utilizando o sistema de videoconferência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ambulantes, banheiros químicos e rua fechada: confira discussão sobre bares do Centro

Três municípios de MS estão entre os mais quentes do Brasil, aponta Inmet

Modalidade em expansão, pickleball terá etapa neste final de semana em Campo Grande

rueda união brasil

União Brasil dá 24h para filiados deixarem cargos no Governo Lula

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

TJMS confirma multa de R$ 9,5 milhões à empresa do Sigo por cobrar serviço não realizado

Carreta carregada com adubo tomba e vegetação às margens da MS-040 pega fogo

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Bella Hadid é hospitalizada após complicações da doença de Lyme

Bella Hadid compartilhou com os fãs um momento delicado de sua saúde. A modelo publicou nas redes sociais imagens em que aparece deitada em uma cama de hospital, recebendo soro intravenoso. Diagnosticada em 2012 com a doença de Lyme — condição crônica transmitida pela picada de carrapatos infectados que pode causar dores intensas, fadiga e … Continued

Mundo

Arábia Saudita e Paquistão firmam pacto de defesa e sauditas viram ‘potência nuclear’

Sauditas têm laços econômicos, religiosos e de segurança estreitos com o Paquistão

Cotidiano

Ajude Flora: atleta de ginástica artística abre vaquinha para participar de torneio nacional

Doações a partir de R$10 reais podem ser realizadas pela plataforma Donativa

Transparência

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Acusado de fraudar licitação conseguiu se livrar de processo ao mostrar falhas nas acusações do MPMS