Pular para o conteúdo
Cotidiano

Criança de 8 anos supostamente abusada pelo avô conta detalhes em ‘oitiva especial’

A menina foi colocada em uma sala separada
Arquivo -

A menina foi colocada em uma sala separada

Uma menina de 8 anos supostamente vítima de abuso sexual praticado pelo avô foi ouvida na última quarta-feira (13) pelo juiz de Direito da Comarca de , cidade a 296 quilômetros de Campo Grande, Francisco Soliman de uma maneira diferenciada evitando a revitimização. A menina foi colocada em uma sala separada do juiz e a com comunicação entre as salas por videoconferência.

A técnica de depoimento especial visa justamente garantir o direito da criança e ou adolescente ser ouvido judicialmente, no entanto, de uma maneira diferenciada, evitando a revitimação. No caso em questão, o processo criminal trata sobre a denúncia de que o avô, em mais de uma oportunidade, praticou atos libidinosos com a neta, desde os três anos de idade dela.

Segundo consta, o fato veio à tona quando, em uma creche municipal, a professora foi lhe dar banho, e a criança reclamou de dores na genitália. A partir daí, a professora acionou o conselho tutelar, que encaminhou a criança para atendimento psicológico, momento em que a vítima relatou as ocorrências que são objetos do processo.

Em análise dos autos, o juiz observou que a criança já tinha sido ouvida pelo delegado de polícia na fase investigatória e também pelo Juiz de Direito no curso da ação penal, porém o seu depoimento não ficou registrado nos autos em razão de falha no sistema audiovisual.

“Deparei-me, então, com a necessidade de ouvi-la novamente em audiência. Vislumbrando o constrangimento que a formalidade da audiência poderia gerar à criança, bem como o risco de causar-lhe maiores transtornos psicológicos, pois ela teria que reviver novamente os fatos já relatados em outras duas oportunidades, solicitei o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça para realizar a escuta especial, o que foi levado à efeito por intermédio da assistente social Rita Olinda Diniz Marques, lotada no núcleo psicossocial da Comarca de “.

A Comarca de Pedro Gomes, não conta com a sala destinada à escuta especial no entanto, houve uma adaptação das instalações, de maneira que a criança e a responsável por sua oitiva ficaram em uma sala e o Juiz, a promotora de justiça, e o advogado de defesa ficaram em outra, com comunicação entre as salas por videoconferência.

Para o magistrado, a coleta de depoimento utilizando esta técnica demonstrou-se muito mais proveitoso do que no formato tradicional, isto porque “Retira-se a criança do ambiente recrudescedor da sala de audiência (computadores, microfones, pessoas vestidas formalmente, várias pessoas no recinto etc.), levando-a para um ambiente confortável, amistoso, em que ela se sente à vontade para conversar e ser ouvida. Além disso, toda a preparação que ocorre antes da audiência, o cuidado existente durante, o trabalho realizado depois de seu encerramento, por intermédio de profissional especialmente capacitado, permite minimizar danos psicológicos decorrentes do fato e da necessidade de repetição de sua história perante as autoridades e advogados no curso do processo”.

Conforme o juiz, o depoimento especial assegura a proteção integral da criança “e prima-se pelo seu superior interesse, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Vale ressaltar também que todas as garantias do acusado são respeitadas nessa modalidade de audiência, pois seu advogado tem a oportunidade de fazer reperguntas à vítima, porém passando pelo filtro do profissional que está em contato direto com a criança”.

O Tribunal de Justiça, por meio da CIJ (Coordenadoria da Infância e Juventud) visa a instalação das salas de depoimento especial em todas as comarcas do Estado. Nos locais em que ainda não foi estruturado o espaço é possível fazer uso da técnica, com adaptações utilizando o sistema de videoconferência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
youtuber constroi casa campo grande

‘Precisamos de pedreiro’: influencer volta dos EUA e demole casa de seguidora para construir outra

Copa Pantanal de Voleibol começa nesta quinta-feira em Campo Grande

inss

Com assinatura de parlamentares de MS, CPMI do INSS atinge número para instauração

Pacientes de Dourados com fibromialgia terão laboratório para atendimento no HU

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Acusado de matar atual da ex-mulher a facadas no Noroeste é preso pela polícia

Últimas Notícias

Transparência

Licitação de R$ 2 milhões para serviços de manejo de árvores é homologada em Dourados

A Prefeitura de Dourados oficializou, por meio de termo publicado nesta quinta-feira (15), a adjudicação e homologação do Pregão Eletrônico n.º 001/2025, que trata da contratação de empresas para execução de serviços especializados em meio ambiente e tratamento de árvores históricas da cidade. Conforme o documento, foram vencedoras a Progaia Engenharia e Meio Ambiente Ltda., … Continued

Polícia

Idoso desaparecido é encontrado a 9 km do local onde foi visto pela última vez

Helio Pereira havia desparecido na última terça-feira (13)

Polícia

VÍDEO: Carreta que transportava minério fica destruída após pegar fogo em MS

Foram usados 1.500 litros de água para combater o fogo

Cotidiano

Produção de grãos deve alcançar recorde em 2025, aponta Conab

A safra de grãos no Brasil para o ciclo 2024/2025 deve alcançar 332,9 milhões de toneladas