Pular para o conteúdo
Cotidiano

Congestionamento e chuva não impedem homenagens a finados

Movimentação é intensa nos cemitérios
Arquivo -

Movimentação é intensa nos cemitérios

Um congestionamento de aproximadamente 5 quilômetros marca a chegada ao Parque das Primeiras, primeiro acesso ao reduto de cemitérios particulares localizado na região do Bairro Universitário, em , nesta quarta-feira (2), . Por lá, a intensa movimentação é sinal de que familiares mantêm viva a tradição de quem acredita em dia especial para se homenagear os mortos.

Até chegar a entrada, a sensação é de um espaço completamente lotado, mas ao chegar, percebe-se que é apenas reflexo do intenso trânsito, já que a rua também dá acesso aos cemitérios Memorial Parque e Campo Grande.

Já na parte de dentro do Parque, a movimentação é tranquila. Muitas flores e velas revelam um clima respeitoso, afinal a data traz lembranças de entes queridos que já se foram. Outros aproveitam a manhã para os últimos reparos nos jazigos que devem receber visitas ao longo de todo o dia.

Pertencente a uma família de nordestinos, a aposentada Tina Leite, de 65 anos, representa fielmente a manutenção de uma tradição que passa por muitas gerações. Ela conta que a avó dela, tinha um ritual quando alguém morria. “Ela rezava pela pessoa, dava banho e preparava o corpo para o enterro. Um cuidado especial com os mortos”, diz ao refletir que o dia é exclusivamente dedicado a este cuidado.

A aposentada explica que no início da manhã passou pelo cemitério Santo Amaro, onde rendeu homenagem ao ex-marido. No Parque das Primaveras a visita é dedicada aos túmulos da filha, de seu segundo marido e de sua mãe. Na agenda, ainda falta peregrinação ao cemitério Três Barras, localizado em uma fazenda, onde foram enterrados os corpos dos avós, tios e primos.

“É o mínimo que podemos fazer, dedico o dia inteiro para ele. Temos todos os outros dias do ano para fazer as outras coisas, mas este, é o dia deles”, justifica a dedicação.

Um grupo de irmãs do mosteiro Nossa Senhora Aparecida, da ordem cisterciense, também dedica parte do dia para homenagens. Neste caso, as quatro freiras procuram pelos jazigos de outras cinco irmãs, companheiras de vocação que já faleceram.

Elisabeth Trindade, de 32 anos, é a segunda na lista hierárquica de superioras do mosteiro e fala sobre o significado do gesto. “A manifestação da fé na ressurreição dos mortos por meio de Cristo. E também na verdadeira vida que se dá depois da partida para casa do pai (Deus). Aqui é só uma passagem”, frisa.  

A diretora do cemitério estava no local, mas não foi encontrada para falar sobre quantas pessoas já passaram ou que ainda devem passar pelo Parque. Em relação aos cemitérios municipais, a estimativa da Prefeitura é de que pelo meno 100 pessoas passem pelos três existentes na Capital. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vaga Zero: operação faz buscas em secretaria, centro de saúde e casas de Selvíria

Ceasa

LISTA: Morango, mamão e alface ficam mais baratos na Ceasa-MS

PASTOR MIRIM PONTA PORÃ

VÍDEO: Após caguetar ‘Cléber’, pastor mirim faz casal de Ponta Porã chorar com ‘revelação’

Agente de esporte e lazer

Funesp convoca aprovados em seleção para agente de esporte e lazer; confira

Notícias mais lidas agora

‘PM, maçom e empreiteiro’: policial do Choque está entre presos por corrupção em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

AO VIVO: Fux é o terceiro a votar em nova sessão de julgamento contra Bolsonaro desta quarta

Volta à pauta projeto de lei sobre o programa Recupera-MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Quati branco faz aparição rara e surpreendente em Mato Grosso do Sul

Animal raro foi flagrado por servidor público, em assentamento de Corumbá

Famosos

Após ‘surto’, Silva se recusa a pedir desculpas a Virgínia Fonseca: ‘Dobro a aposta’

Silva se desculpou com Luísa Sonza, Serginho Groisman e Paula Lavigne, mas manteve críticas a Virgínia Fonseca

Polícia

Discussão por uso de mureta de casa termina com vizinho esfaqueado em Ribas do Rio Pardo

Vizinho alegou que foi ameaçado com uma pedra na noite dessa terça-feira (9)

Transparência

Corrupção em Terenos: empreiteiros embolsaram R$ 19 milhões em contratos

Nove empresas investigadas receberam valores durante gestão do prefeito Henrique Budke (PSDB), preso nesta terça-feira (09)