Cotidiano

Com quatro meses de atraso, Prefeitura inicia entrega de kits escolares

Aulas das escolas municipais começaram em março

Caroline Carvalho Publicado em 15/06/2016, às 13h51

None
kits_escolares.jpg

Aulas das escolas municipais começaram em março

Com praticamente um semestre de atraso, a Prefeitura Municipal de Campo Grande iniciou a entrega de kits escolares nesta terça-feira (14). De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) a entrega está sendo agendada e feita escola por escola. A aquisição dos kits contemplam cerca de 84 mil alunos, a partir do 1º ano, e incluem os seguintes materiais: caderno, agenda, caneta, lápis, borracha, apontador, régua, esquadro, transferidor, cola e giz de cera.  

As aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino) começaram em março e desde o período os estudantes estão sem receber os kits. Em fevereiro, o prefeito Alcides Bernal (PP) garantiu em entrevista que a compra dos materiais já estava em processo licitatório e alegou que a entrega seria feita o mais rápido possível.

A Prefeitura justifica o atraso a um desentendimento entre empresários do ramo de papelaria e o Executivo. Contudo, vale lembrar que este é o terceiro ano consecutivo que os kits são entregies com atraso, que já chegaram a demorar até 90 dias.

De acordo com a Semed, empresários solicitaram uma audiência pública para que a Prefeitura desse preferência das licitações aos comerciantes locais. “Com isto as empresas, até que fosse decidido, não enviaram os orçamentos dos valores dos itens do kit escolar para elaboração do processo de licitação”, informa a assessoria.

No ano passado os uniformes da Reme (Rede Municipal de Ensino) chegaram no final de março e terminaram de ser entregues em abril. Na época, o vice-prefeito afastado, Gilmar Olarte (PP), comandava a cidade. Em 2013, primeiro ano de mandato de Bernal, o atraso foi ainda maior. Os estudantes ficaram sem os kits durante o primeiro semestre de aula. O Executivo recebeu os produtos em junho daquele ano.

De acordo com a Prefeitura, o prazo estipulado para a entrega vencia neste sábado (11). Este prazo é fixado 30 dias após a NE (Nota de Empenho) realizada no dia 12 de maio. Deste modo, a aquisição dos kits começou no próximo dia útil depois do vencimento. 

Jornal Midiamax