Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com escolas desocupadas, alunos pretendem novas ações no Estado

Ocupação em escolas de MS terminou na sexta-feira
Arquivo -
Compartilhar

Ocupação em escolas de MS terminou na sexta-feira

Estudantes secundaristas que ocuparam três escolas em Mato Grosso do Sul, pretendem novas ações a fim de sensibilizar a sociedade a respeito do movimento contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que propõe congelar as despesas do Governo Federal, por até 20 anos, e a e Medida Provisória, 746/2016, que reforma o Ensino Médio.

No Estado as ocupações tiveram início no último dia 18, quando cerca de 100 alunos da Escola Estadual Nova Itamarati, maior estabelecimento de ensino em área rural do Brasil, ocuparam o prédio no assentamento Itamaraty em Ponta Porã, distante 346 quilômetros de

Mais de 65 alunos ocuparam, no dia 23, a Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro, em , município a 307 quilômetros da Capital.  Esta foi a segunda ocupação em Mato Grosso do Sul.

A terceira e última ocupação registrada no Estado aconteceu no dia 26, quando aproximadamente 60 estudantes secundaristas ocuparam a  Escola Professor José Edson Domingos dos Santos, também situada em Ponta Porã.

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Alana Penteado, de 18 anos, diz que as três escolas foram desocupadas na última sexta-feira (28) por falta de apoio da população.

Alana afirma que os alunos estão se reunindo a fim de criar novas ações. “Faremos divulgação maior para sensibilizar mais as pessoas para que elas entendam o que está acontecendo. Pretendemos fazer algo maior, juntando os alunos das três escolas”, declara.

Último balanço da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), 1.177 locais estão ocupados em todo o país. Nesta segunda-feira (31) termina o prazo dado pelo MEC (Ministério da Educação) para que os estudantes desocupem as escolas, universidades e institutos federais.

Caso o pedido não seja atendido, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), agendado para os dias 5 e 6 de novembro será cancelado no locais ocupados.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados