Ocupação em escolas de MS terminou na sexta-feira

Estudantes secundaristas que ocuparam três escolas em Mato Grosso do Sul, pretendem novas ações a fim de sensibilizar a sociedade a respeito do movimento contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que propõe congelar as despesas do Governo Federal, por até 20 anos, e a e Medida Provisória, 746/2016, que reforma o Ensino Médio.

No Estado as ocupações tiveram início no último dia 18, quando cerca de 100 alunos da Escola Estadual Nova Itamarati, maior estabelecimento de ensino em área rural do Brasil, ocuparam o prédio no assentamento Itamaraty em Ponta Porã, distante 346 quilômetros de Campo Grande. 

Mais de 65 alunos ocuparam, no dia 23, a Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro, em Pedro Gomes, município a 307 quilômetros da Capital.  Esta foi a segunda ocupação em Mato Grosso do Sul.

A terceira e última ocupação registrada no Estado aconteceu no dia 26, quando aproximadamente 60 estudantes secundaristas ocuparam a  Escola Professor José Edson Domingos dos Santos, também situada em Ponta Porã.

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Alana Penteado, de 18 anos, diz que as três escolas foram desocupadas na última sexta-feira (28) por falta de apoio da população.

Alana afirma que os alunos estão se reunindo a fim de criar novas ações. “Faremos divulgação maior para sensibilizar mais as pessoas para que elas entendam o que está acontecendo. Pretendemos fazer algo maior, juntando os alunos das três escolas”, declara.

Último balanço da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), 1.177 locais estão ocupados em todo o país. Nesta segunda-feira (31) termina o prazo dado pelo MEC (Ministério da Educação) para que os estudantes desocupem as escolas, universidades e institutos federais.

Caso o pedido não seja atendido, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), agendado para os dias 5 e 6 de novembro será cancelado no locais ocupados.