Promessa de Bernal aconteceu no início do mandato

Ainda tem muita água no interior dos barracos da Cidade dos Anjos, no Jardim Aero Rancho, dois dias depois da chuva que atingiu , na última terça-feira (10). A água que invadiu as habitações improvisadas destruiu móveis e pertences dos moradores, que clamam pelo cumprimento da promessa da Prefeitura, de lotear a área que foi invadida há três anos.

A gestante Viviane de Souza Roseno, de 25 anos, mora na favela desde a sua criação, no dia 19 de janeiro de 2013. Ela é uma das vítimas da chuva, que ainda está com a casa inundada e relembra o dia em que o Prefeito Alcides Bernal anunciou o loteamento do local, durante uma reunião com os moradores.

“Está muito difícil para mim e minha filha de três anos. Eu lembro como se fosse um sonho, o Bernal mostrando o projeto para nós e prometendo dividir os lotes para nós, em setembro do ano passado”, conta.

Há três anos, o local era ocupado por 352 famílias, mas hoje apenas 42 famílias aguardam o loteamento. Além do estado de miséria, os moradores reclamam da falta de segurança e, inclusive mencionam o feminicídio de Juliana da Silva Fernandes, de 24 anos, assassinada a facadas pelo ex-marido, no ultimo dia 24 de abril.

“Já não basta o descaso em que sobrevivemos, estamos estregues a falta de segurança. Gangues de fora invadem a favela e trocam tiros aqui no meio das famílias. Já não dá para suportar”, relata uma moradora, que preferiu não se identificar.

Com a epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, outro alerta é para o mato alto existente dentro e no entorno da Cidade dos Anjos. Outro problema é a inesxistência de visitas de agente comunitários.

“Em dezembro a prefeitura chegou mandar caçamba  para a retirada dos lixos e até enviou um sacolão para passarmos o naal. Mas o que queremos está acima disso. Queremos dignidade. Aqui na favela tem muitos moradores da área da construção. Só queremos a divisão dos lotes, por parte da prefeitura, o resto a gente resolve”, disse a moradora.

O Jornal Midiamax indagou a assessoria da Prefeitura sobre a existência de algum cronograma para atendimento das famílias ou previsão de loteamento, porém até o fechamento da matéria não obteve resposta.