Pular para o conteúdo
Cotidiano

Clientes pegam as chaves de apartamentos, mas são impedidos de mudar

Previsão de entrega era de 2013
Arquivo -

Previsão de entrega era de 2013

Você recebe as chaves do tão sonhado apartamento que comprou na planta, ‘novinho em folha’. Na hora de entrar é impedido pelo condomínio. A explicação? A torre não tem condições estruturais de receber os moradores. Podia ser cena de novela, mas aconteceu com o engenheiro de computação, Kleber Padovani. Ele adquiriu um apartamento do condomínio Vitalitá, na Vila Margarida e até agora não conseguiu entrar.

O condomínio alega aos moradores que há problemas de água, gás e energia nas torres. “Um perito foi contratado e constatou os problemas. A gente até tenta ir mudar, mas o condomínio não deixa. A Brookfield alega que está com a documentação pronta e entregue ao condomínio e que o condomínio não pode impedir nossa entrada. Já, o condomínio diz que desconhece a entrega desses documentos e que, por isso, continuamos impedidos de entrar”, explica Kleber.

O condomínio Vitalitá tem oito torres, quatro já foram entregues. “Eu comprei o apartamento em 2010 com a promessa de entrega em 2013. Até agora nada. Estou com as chaves, mas não consigo entrar. Eu acho que eles estão entregando logo as unidades para se livrar da multa contratual por atraso”, cita.

Everton Castanha é comerciante e está na mesma situação. “Comprei neste ano o apartamento, em março, com entrega para fim de abril. No dia 31 de maio, eles entregaram as chaves, mas quando fomos tentar entrar, o condomínio informou que não deixava entrar porque existe pendências, que a construtora não cumpre”, avalia. De acordo com os moradores, a Brooksfield não se posicionou ainda.

O condomínio contratou um perito e a equipe de reportagem do Jornal Midiamax teve acesso ao laudo, que aponta várias irregularidades na Torre E, onde estão os apartamentos de Kleber e Everton. Entre elas, problemas nas instalações de gás natural, trincas no forro de gesso na parte externa e interna da edificação, além de telhas quebradas, tubulações de águas pluviais quebradas, tubulações de PVC com espaço menor que as recomendadas pelas normas técnicas; instalações elétricas sem a devida vedação. 

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a empresa, que informou que empreendimento possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que atesta a normalidade da rede de gás.

Reprodução Pessoal

Em nota, a empresa ainda comunicou que “a companhia acaba de obter  a renovação do auto, uma vez que em o AVCB possui prazo de validade. Mesmo o residencial estando de acordo com todas as normas de segurança, a companhia está finalizando uma nova análise dos pontos de gás em todo empreendimento com empresa recomendada pelo próprio condomínio”, cita.

Defesa do consumidor

De acordo com o advogado da Comissão de Defesa dos Direitos do da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Mato Grosso do Sul), Thiago Novaes Sahi, deve ser observado dois fatores: se a obra está embargada, ou se o condomínio entrou com mandado de segurança. “Se estiver embargada é ilegal a entrega das chaves. Se não tiver impedimento, apenas reclamação do condomínio, eles não podem impedir a entrada do morador”, explica.

É comum a compra de apartamentos na planta em Campo Grande, em que se inicia o pagamento parcelado do imóvel com a construção ainda em andamento e com um prazo de entrega pré estabelecido em contrato. No caso do engenheiro Kleber, ele comprou o apartamento com previsão de entrega em 2013. “Há uma clausula de carência, de 180 dias após a previsão de entrega. Caso não ocorra, o consumidor pode entrar na Justiça, e pedir indenização, seja para aluguel, ou por danos materiais”, cita o advogado.

Além do dano moral, o atraso na conclusão do empreendimento significa o inadimplemento contratual por parte da construtora, que deverá arcar com as consequências legais. “Depende de cada juiz a multa neste caso”, afirma o advogado da OAB/MS.

De acordo com Thiago Sahib, são inúmeros os problemas em Campo Grande por atraso na entrega de apartamentos. “São corriqueiros. Tem atrasos em obras de dois anos. Quase todas as construtoras atrasam as obras. Muitos ainda tentam entregar rápido, e depois de entrega, o apartamento apresenta defeitos, como rachaduras”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista colide em bezerro e morre na MS-473, em Taqurussu

Influenciadora Mapoua choca ao anunciar morte do marido com foto de acidente: ‘Saudade’

Após adiar votação, vetos à LDO são analisados na sessão da Câmara de Campo Grande

Focos de incêndio são registrados na Estrada Parque em Aquidauana

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Aos 70 anos, Ademilson conquista 1º no lugar no pódio da Volta UFMS

Últimas Notícias

Famosos

Joyce: saiba como está a participante mais pesada de Quilos Mortais

Joyce Del Viscovo é uma das participantes mais pesadas de Quilos Mortais e chegou a desistir do processo de emagrecimento; saiba detalhes

Polícia

Homem de 29 anos é morto à tiros de espingarda após briga em conveniência de Dourados

Vítima foi identificada como Lucas Moura Reghin, que levou três tiros de espingarda. Outros dois jovens também foram feridos.

Trânsito

Homem morre atropelado por carreta na BR-262

Testemunhas tentaram socorrer a vítima, mas o homem morreu no local do acidente

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande intensifica monitoramento de acessos após sites fora do ar

Administração nega ataque hacker e garante que dados não foram comprometidos